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Dossiê Políticas Públicas para Reconstrução do Brasil: inclusão social e direitos humanos

PRAZO PRORROGADO ATÉ 01/03/2023

O dossiê busca acolher trabalhos que tratem do tema das políticas públicas dentro do contexto de desmonte do arcabouço institucional erigido no bojo do processo de redemocratização e da promulgação da Constituição Federal de 1988. Nessa direção, tem-se como objetivo reunir trabalhos que apresentem elementos teórico e empírico sobre práticas, experiências de elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas destinadas à promoção de direitos sociais, ampliação da cidadania e proteção dos direitos humanos, com especial atenção às questões de gênero e raça. Serão bem-vindas contribuições de pesquisadoras e pesquisadores que proponham abordagens teórico-metodológicas caracterizadas por interdisciplinaridade e diálogo entre diferentes áreas do conhecimento (ciência política, economia política, sociologia política, direito, administração pública etc.).

Organizadores:

Andrés del Río (UFF)

Andrea Ribeiro (UFF)

Priscila Riscado (UFF)

 

Prazo de recepção:  28/01/2023

 

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Dossiê Políticas Públicas, Gênero, Sexualidade e Práticas Discursivas no Contexto Formativo
da Educação em Direitos Humanos

A atual conjuntura social, permeada por relações ditas “líquidas”, nos termos de Bauman (2004), tem se caracterizado por movimentos ideológicos específicos, advindos das novas demandas de uma sociedade emergente. O contexto da educação apresenta, com isso, políticas públicas que impactam tais interesses emergentes, tanto no que se refere à gestão, quanto à própria formação docente.


Com este dossiê temático, visamos acolher pesquisas que analisem as múltiplas facetas sobre políticas públicas, gênero, sexualidade e educação em direitos humanos. As políticas públicas brasileiras que envolvem gênero e sexualidade, sob a ótica da Educação em Direitos Humanos, na medida em que gênero e sexualidade se constituem como um direito humano, estão estagnadas na atual conjuntura brasileira. A Educação em Direitos Humanos é nivelada por formar uma cultura de respeito à dignidade da pessoa humana, o que envolve valores como tolerância, solidariedade, respeito e paz.


Para isso, observamos as reflexões de Guacira Lopes Louro, Joan Scot, Judith Butler, Boaventura Sousa Santos, Paulo Freire, Vera Maria Candau, Silvana de Souza Nascimento, Salomão Barros Ximenes e Cláudia Pereira Vianna, as quais suscitam debates entre os pesquisadores e acadêmicos comprometidos com uma visão interseccional para promoção da educação em direitos humanos, gênero e sexualidade das pessoas LGBTTIAP+.

Em outros termos, procuramos incentivar a discussão acerca das práticas discursivas sobre aspectos ligados à identidade de gênero e à sexualidade, ao compreendermos as políticas públicas como reflexos de demandas de uma sociedade em constante (re) construção de prioridades. Entendemos que os avanços nos diálogos acadêmicos acerca desta temática semiotizam o engajamento da comunidade científica no que se refere à necessidade em acompanhar o percurso social a partir da sua própria evolução. Dessa forma, compreendemos que as políticas públicas que regem as práticas educativas hoje não podem ser pensadas de maneira distituída de sentidos, ou seja, agregam perspectivas discursivas e ideológicas que impactam no comportamento de atores sociais envolvidos no processo de articulação com instituições de ensino em todos os níveis. Portanto, as políticas públicas sobre gênero, nessa instância, ganham inquestionável relevância, considerando que estas representam encontros discursivos significativos ao entedimento das práticas interativas contemporâneas.

Assim, nos interessamos por pesquisas que problematizem assuntos ligados às políticas públicas sobre gênero e sexualidade em quaisquer âmbitos da educação, levando em consideração os impactos sociais que este discurso pode causar na realidade das pessoas envolvidas.

Este Dossiê Temático contará com a possibilidade de convite a especialistas nacionais e estrangeiros, os quais desenvolvem suas pesquisas a partir deste recorte temático. Assim, pretendemos estabelecer diálogos teóricos e trocas de sentidos com pesquisadores advindos de várias instituições de ensino superior, de maneira a fomentar o espírito dialógico das práticas acadêmicas de investigação.

Organizadores:

Thiago Luiz Sartori (Universidade Anhanguera de São Paulo)

Bruno Gomes Pereira (Universidade Anhanguera de São Paulo/Centro Universitário Anhanguera Pitágoras Ampli)

 

Prazo de recepção01/07/2023