O Pathos Docente em Narrativas: relações entre trabalho, subjetividades docentes e adoecimento psíquico

Autores

  • Selma Gomes Silva Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Cristian Saraiva Paiva

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Subjetividade e Pathos Docente, Adoecimento Psíquico, Narrativas e Trajetórias

Resumo

Este artigo compõe parte de pesquisa de doutoramento em Sociologia e tem como objetivo discutir trabalho, subjetividade e pathos docente, suas manifestações e possíveis conexões. Para o desenvolvimento desse estudo optou-se por uma investigação de cunho qualitativo, com uso de narrativas e análise de trajetórias de trabalho e histórias de adoecimento com o intuito de compreender relações entre trabalho, sofrimento e adoecimento psíquico de docentes em tratamento na Casa do Professor/SEED-AP. A partir do material produzido por meio da pesquisa, lançamos mão da noção de pathos docente para exprimir modos de subjetivação acionados para lidar com o entrelaçamento de múltiplas situações adversas vivenciadas pelos professores no contexto existencial, familiar e de trabalho. Entrelaçam-se, nas histórias contadas, experiências de precarização, assédio de modos de gestão objetivistas, desprestígio e desidealização do ofício de ensinar. O sofrimento e o adoecimento aparecem como formas de resistência e sobrevivência das subjetividades docentes.

Biografia do Autor

Selma Gomes Silva, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Graduação em Psicologia (1993) e mestrado em Psicologia da Educação pela Università Pontificia Salesiana de Roma-Itália (1995), estágio de doutoramento no exterior (2015) na Università degli Studi di Trento-Itália, doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2017), professora adjunta da Universidade Federal do Amapá.

Antonio Cristian Saraiva Paiva

Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará. Coordenador acadêmico do Doutorado Interinstitucional em Sociologia entre a UFC e a UNIFAP.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? Tradução de: Nilceia Valdati. Ilha de Santa Catarina - 2° semestre de 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/download/12576/11743>. Acesso em nov. 2014.

AGUIAR, Rosana Márcia Rolando; ALMEIDA, Sandra F. Conte de. Mal-estar na educação: o sofrimento psíquico de professores. Curitiba: Juruá, 2011.

ALVES, Giovanni. Dimensões da precarização do trabalho: ensaios de sociologia do trabalho. Bauru: Praxis, 2013.

______. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

AMAPÁ. Governo do Estado do Amapá. Secretaria de Estado de Educação. Projeto – Casa do Professor. Macapá, 2014.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2006.

BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Tradução de Zuleide Alves Cardoso Cavalcante e Denise Maria Gurgel Lavallée. São Paulo: Paulus, 2010.

BIRMAN, Joel. O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 2003.

BUTLER, Judith. Vida precária. Contemporânea: revista de Sociologia da UFSCar, São Carlos, n.1, p. 3-33, 2011.

CECCARELLI, Paulo. O sofrimento psíquico na perspectiva da psicopatologia fundamental. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 3, p. 471-477, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v10n3/v10n3a14.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2017.

CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.

DANTAS, Marília Antunes. Sofrimento psíquico: modalidades contemporâneas de representação e expressão. Curitiba: Juruá, 2012.

D’ORIA, Vittorio Lodolo. Pazzi per la scuola: il burnout degli insegnanti a 360º: prevenzione e gestione in 125 casi. Roma: Alpes Italia Srl, 2010.

DOSSE, Francois. O desafio biográfico: escrever uma vida. Tradução César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora da USP, 2009.

DURKHEIM, Émile. A divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

_______. O suicídio. São Paulo: Martin Claret, 2005.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: da aventura empreendedora à depressão nervosa. Tradução Pedro F. Bendassolli. Aparecida: Ideias & Letras, 2010. (Coleção Management, 7).

ENRIQUEZ, Eugène. O homem do século XXI: sujeito autônomo ou indivíduo descartável. RAE-eletrônica, v. 5, n. 1, Art. 10, jan./jun. 2006. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.scielo.br/pdf/raeel/v5n1/29568.pdf" http://www.scielo.br/pdf/raeel/v5n1/29568.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2014.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a ciência da incerteza: o método biográfico na investigação em ciências sociais. Lisboa: Pedaço, 2013.

GAULEJAC, Vicente. Gestão como doença social: ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Tradução Ivo Storrniolo. Aparecida: Ideias & Letras, 2007. (Coleção Management, 4).

______. L’histoire em héritage: roman familial et trajectoire sociale. Paris: Éditions Payot & Rivages, 2012.

GOFFMAN Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Tradução Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 2007.

______. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução Mathias Lambert. Rio de Janeiro: Guanabara, 2004. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/guimaraespamela/livro-completo-estigma-erving-goffman>. Acesso em: 25 set. 2014.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

KOFES, Suely. Uma trajetória, em narrativas. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

LAHIRE, Bernard. Retratos sociológicos: disposições e variações individuais. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LAUREL, Asa C.; NORIEGA, Mariano. Processo de produção e saúde: trabalho e desgaste operário. São Paulo: Editora Hucitec, 1989.

LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Tradução Leonora Corsini. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. (A Política no Império).

LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Tradução de Monica de Jesus Cesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.

LE BRETON, David. Antropologia da dor. Tradução Iraci D. Poleti. São Paulo: Fap-Unifesp, 2013.

MARTINS, Francisco. O que é phatos? Rev. Latinoam. Psicop. Fund., São Paulo, v. 2, n. 4, p. 62-80, 2016. Disponível em: < HYPERLINK "http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v2n4/1415-4714-rlpf-2-4-0062.pdf" http://www.scielo.br/pdf/rlpf/v2n4/1415-4714-rlpf-2-4-0062.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2016.

MAUSS, Marcel. A expressão obrigatória dos sentimentos: rituais orais funerários australianos. In: _____. Ensaios de sociologia. São Paulo: Perspectiva, 1981. p. 325-335.

MEIRELES, Marilucia Melo. Anomia: ruptura civilizatória e sofrimento psíquico. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. (Coleção Clínica Psicanalítica).

MERTON, Robert K. Sociologia, teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

______. Sociological ambivalence and other ensays. New York: The Free Press, 1976.

NÓVOA, Antônio (Org.). Profissão professor. Lisboa: Porto, 1999.

NUNES, Jarbas; PELIZZOLI, Marcelo L. O fenômeno da saúde: o cuidado à luz da hermenêutica filosófica. In: PELIZZOLI, Marcelo L. (Org.). Saúde: em novo paradigma – alternativas ao modelo da doença. Recife: Editora Universitária – UFPE, 2011. p. 33.

PELBART, Peter Pál. Do niilismo à microfísica. In: LIMA, Elizabeth Araújo; FERREIRA NETO, João L.; ARAGON, Luís Eduardo (Org.). Subjetividade contemporânea: desafios teóricos e metodológicos. Curitiba: CRV, 2010.

______. Viver não é sobreviver: para além da vida aprisionada. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL – A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA: RECONHECER E ACOLHER AS DIFERENÇAS, 3., 2013, São Paulo. [Anais...]. São Paulo, 2013. 1 vídeo. Disponível em: <http://www.redehumanizasus.net/63611-viver-nao-e-sobreviver-para-alem-da-vida-aprisionada-peter-pal-pelbart-primeira-parte>. Acesso em: maio 2016.

SAHLINS, Marshall David. Cultura na prática. Tradução Vera Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. (Coleção Etnologia).

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. Tradução Denilson Werle. revisão Wivian Wellenl. Neue Praxis, Lahnstein, v. 1, p. 283-293, 2014.

SELIGMANN-SILVA, Edith. Trabalho e desgaste mental: o direito de si mesmo. São Paulo: Cortez, 2011.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: o desaparecimento das virtudes com o novo capitalismo. Tradução Marcos Santarita. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2012.

______. A cultura do novo capitalismo. Tradução Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2006.

______. Autoridade. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Record, 2001.

______. Respeito: a formação do caráter em um mundo desigual. Tradução Ryta Vinagre. Rio de Janeiro: Record, 2004.

SILVA, Selma Gomes. Travessias entre a sala de aula e o consultório: trajetórias docentes, adoecimento e narrativas de sofrimento psíquico de professores. Tese (Doutorado em Sociologia). Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Fortaleza, 483p., 2017.

SOUZA, Aparecida Neri. Professores, modernização e precarização. In: ANTUNES, Ricardo (Org.). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013.

SPINOZA, Benedictus Baruch de. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

TARDIF, Maurice; LESSARD. Claude (Org.). O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Tradução João Batista Kreuch. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: autobiografia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

VERGELY, Bertrand. O sofrimento. Tradução Maria Leonor Loureiro. Bauru: EDUSC, 2000. (Coleção Filosofia e Política).

WEBER, Florence. Trabalho fora do trabalho: uma etnografia das percepções. Tradução de Roberta Ceva. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Silva, S. G., & Paiva, A. C. S. (2018). O Pathos Docente em Narrativas: relações entre trabalho, subjetividades docentes e adoecimento psíquico. Revista De Ciências Sociais, 49(1_Mar/Jun), 535–577. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/30804