O RETORNO DA COMPETITIVIDADE NA DISPUTA PELO GOVERNO DO CEARÁ EM 2002

Autores

  • Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Analisa a campanha ao governo do estado do Ceará em 2002, focalizando peculiaridades da competitividade eleitoral na política cearense, após um longo ciclo de hegemonia do "tassismo", confirmada em sucessivas vitórias, sempre decididas em primeiro turno, de 1986 a 1998. Examina estratégias discursivas das campanhas dos dois candidatos que chegaram ao segundo turno: Lúcio Alcântara, do PSDB, e José Airton, do PT.A hipótese proposta é a de que a competitividade construída no decorrer da campanha associa-se às práticas discursivas acionadas, que interpelaram eficazmente o eleitor como parceiro de um jogo em que a força de cada competidor, não sendo previamente conhecida, tinha que ser exibida, testada e avaliada a cada lance.

Biografia do Autor

Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2018-09-18

Como Citar

Carvalho, R. V. A. de. (2018). O RETORNO DA COMPETITIVIDADE NA DISPUTA PELO GOVERNO DO CEARÁ EM 2002. Revista De Ciências Sociais, 35(1), 73–99. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33597