Lúpus eritematoso sistêmico bolhoso associado à doença de Kikuchi-Fujimoto: relato de caso como um desafio diagnóstico

  • Jéssica Gomes Carneiro Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Henrique de Oliveira Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Aline Salmito Frota Universidade Federal do Ceará
  • Hercília Maria Carvalho Queiroz Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Maria Cavalcante Ribeiro Ramos Universidade Federal do Ceará
  • José Telmo Valença Junior Universidade Federal do Ceará
  • José Wilson Accioly Filho Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Lúpus, Buloses, Colágeno VII, Doença de Kikuchi-Fujimoto.

Resumo

O lúpus bolhoso é uma dermatose sistêmica rara, decorrente da presença de anticorpos contra o colágeno tipo VII da junção dermo-epidérmica. A doença de Kikuchi-Fujimoto pode se associar, embora raramente, ao lúpus e caracteriza-se por uma linfangite histiocitária necrotizante.  Paciente masculino, 22 anos, com lesões vésico-bolhosas orais, no abdome, nádegas e axilas, além de adenomegalias dolorosas, bicitopenia, proteinúria, FAN fortemente positivo e serosites. O anatomopatológico sugeriu dermatite herpetiforme, mas a imunofluorescência direta revelou depósito linear de IgG e IgA na zona de membrana basal. A biópsia de linfonodo mostrou infiltrado linfohistiocitário CD8+ e CD68+ com necrose coagulativa. Os achados permitiram o diagnóstico de lúpus bolhoso associado à doença de Kikuchi-Fujimoto e o paciente respondeu satisfatoriamente ao tratamento empregado.

Biografia do Autor

Jéssica Gomes Carneiro, Universidade Federal do Ceará
Tem experiência na área de Saúde, com ênfase em Medicina e Dermatologia.
Aline Salmito Frota, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(2006). Tem experiência na área de Medicina.
Hercília Maria Carvalho Queiroz, Universidade Federal do Ceará
Médica formada pela Universidade Estadual do Ceará. Dermatologista pelo Hospital Universitário Walter Cantídio - Universidade Federal do Ceará. Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Juliana Maria Cavalcante Ribeiro Ramos, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Atualmente, cursando Residência Médica em Dermatologia no Hospital Universitário Walter Cantídio / Universidade Federal do Ceará.
José Telmo Valença Junior, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor associado nivel 1 da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hepatopatologia e Dermatopatologia. Realizou treinamento em Patologia do Transplante Hepático no King's College Hospital, London, 2011. Atual supervisor do Programa de Residência Médica em Patologia.
José Wilson Accioly Filho, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1990), especialização em Dermatologia pela PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO(1993), mestrado em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1995) e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1999). Atualmente é VICE PRESIDENTE da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Ceará e Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Atuando principalmente nos seguintes temas:Imuno-histoquímica, Queratina.
Publicado
2015-06-29
Seção
RELATOS DE CASO