Perfil dos pacientes atendidos no ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço no Hospital das Clínicas (UFC-CE)

Autores

  • Roberto Esmeraldo Nogueira Barbosa Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Luis Alberto Albano Ferreira Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Marcio Ribeiro Studart da Fonseca Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Francisco Monteiro de Castro Junior Hospital Universitário Walter Cantídio

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n2p11-14

Palavras-chave:

Ambulatório hospitalar, Cabeça, Pescoço.

Resumo

Introdução: O Programa de Residência Médica do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC foi fundado em 2005, tornando-se a primeira residência médica da especialidade no eixo norte-nordeste. Avaliar o perfil dos pacientes atendidos é sempre importante para melhor compreensão da especialidade.Objetivo: Analisar de forma descritiva o perfil de atendimentos realizados no ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço. Material: Foram analisados 6315 atendimentos ambulatoriais no período de março de 2012 a dezembro de 2014.Métodos: Revisão do prontuário de todos os pacientes atendidos. Análise descritiva de dados de atendimento ambulatorial. Resultados: Foram realizados 6315 atendimentos no período, com uma média de quase 16 pacientes por turno de ambulatório, sendo 1448 pacientes atendidos pela primeira vez na instituição. As patologias de tireóide foram responsáveis por mais de 50% dos atendimentos. Tivemos uma média de idade de 53,18 anos. Conclusão: O perfil das patologias vista no ambulatório no nosso Hospital Universitário é o mesmo de outros serviços de excelência. O estudo comprova que o ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço encontra-se apto a atender a formação do residente do serviço, levando-o a se familiarizar com as principais patologias da especialidade e tornando-o apto a adentrar o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Luis Alberto Albano Ferreira, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1980). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia.

Marcio Ribeiro Studart da Fonseca, Hospital Universitário Walter Cantídio

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1991). Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas - USP São Paulo e em Cirurgia Oncológica no Hospital do Câncer A. C. Camargo - São Paulo. Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Atualmente é médico assistente - Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Walter Cantídeo da Universidade Federal do Ceará, Supervisor Médico Pericial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Médico do Serviço de Tumores Cutâneos, Ósseos e de Partes Moles - T.O.C do Hospital Haroldo Juaçaba - Instituto do Câncer do Ceará. Tem experiência nas áreas de Cirurgia Oncológica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Francisco Monteiro de Castro Junior, Hospital Universitário Walter Cantídio

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), Residência Médica no Instituo Nacional de Câncer (Rj), Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pela Associação Médica Brasileira, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cancerologia e da Socieddade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Mestrado em Medicina (Cirurgia Gastroenterológica) pela Universidade Federal Fluminense (1979). Professor Assistente do Depto de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará, Chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Biênio 1993-1995), Diretor Clínico do Hospital São Carlos. Área de atuação: Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Câncer de Pele.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS