Clinical skills assessment in health professional education<br>doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p6-7

Autores

  • Raquel Autran Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Arnaldo Aires Peixoto Júnior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p6-7

Resumo

Students assessment is useful for evaluating curriculum, guiding learning and giving awareness for tutors and students about the ability to change. Most practicing physicians are involved in assessing clinical competence of trainees, peers, and other health professionals. Ideally, the assessment of competences (what the student is able to do) should provide insight into actual performance, as well as generate new knowledge and improve performance.

Biografia do Autor

Raquel Autran Coelho, Universidade Federal do Ceará

Raquel Autran Coelho é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC - 2000), concluiu Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará (MEAC/UFC - 2002), Doutorado em Ciências/Ginecologia pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM - 2008), possui Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO/AMB - 2003), Qualificação em Colposcopia pela Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (SBPTGIC - 2004) e Certificado de Atuação na Área de Endoscopia Ginecológica - Histeroscopia (FEBRASGO/AMB - 2004). Foi professora substituta da Disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2006-2008) e professora assistente do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente é professora adjunta do Curso de Medicina da Universidade Federal do Cearé (UFC), fellow FAIMER-2013, com interesse na área de Educação em Saúde, Obstetrícia e Ginecologia, Patologia do trato genital inferior, Colposcopia, Histeroscopia, Doenças da vulva e HPV. Fellow do programa FAIMER-2013, Regional Institute Faculty- Philadelphia, 2015.

Arnaldo Aires Peixoto Júnior, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (1999), Concluiu Residência Médica em Clínica Médica, Medicina Intensiva (R3) e em Geriatria, assim como Especialização em Nutrição Clínica. Especialista titulado em Medicina Intensiva (AMIB/AMB), Geriatria (SBGG/AMB) e em Suporte Nutricional Parenteral e Enteral (SBNPE/AMB). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2014). Coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará e Supervisor do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará. Professor Assistente do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Professor do Curso de Medicina e Professor-orientador do Mestrado Profissional de Educação em Saúde do Centro Universitário Unichristus. Tem interesse na área de Medicina, com ênfase em Educação Médica, Clínica Médica, Geriatria, Medicina Intensiva, Nutrição Clínica, Enteral e Parenteral e Farmacologia.

Downloads

Publicado

2016-12-20