Tick-borne spotted fever in the northeast of Brazil: the series of cases a new endemic area<br> doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p8-9

Autores

  • Stefan Vilges de Oliveira Universidade de Brasília, Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p8-9

Resumo

The Brazilian states of the northeastern region are considered silent areas for the occurrence of cases of spotted fever (SF), either by the low frequency of suspicion or the confirmation on cases of the disease.

Biografia do Autor

Stefan Vilges de Oliveira, Universidade de Brasília, Ministério da Saúde

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade da Região da Campanha (2005), Especialização em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e Mestrado em Medicina Tropical, ênfase em Epidemiologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de Brasília (2013). Na sua trajetória profissional atuou nas três esferas do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo atividades no campo da Vigilância em Saúde. Atualmente é aluno de Doutorado em Medicina Tropical na área de concentração de Biologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias, estudos de agentes etiológicos, reservatórios e vetores de doenças infecciosas e parasitárias na Universidade de Brasília. Possui 58 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, sendo revisor ad hoc de revistas científicas das áreas da saúde pública e epidemiologia. Trabalha em colaboração com diversas instituições de pesquisa, entre elas a FIOCRUZ/RJ, onde compõe o grupo que estuda a biodiversidade dos potenciais vetores de riquétsias com aplicações voltadas para o interesse da saúde coletiva. Desde 2010 atua como consultor técnico da Organização Pan Americana da Saúde - OPAS/OMS, prestando serviços como epidemiologista para a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Tem experiência na área de epidemiologia e ecologia de zoonoses.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

CARTA AO EDITOR