Avaliação dos fatores de risco maternos em gestantes admitidas com pré-eclâmpsia grave<br>doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p25-29

Autores

  • Nilce Ariane Spencer Santos Universidade Federal do Ceará
  • Julio Augusto Alves Gurgel Maternidade Escola Assis Chateaubriand - UFC
  • Carla Gurgel Camurça Faculdade Christus.

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p25-29

Palavras-chave:

Pré-eclâmpsia. Complicações na gravidez. Fatores de risco.

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar os fatores associados ao diagnóstico de pré-eclâmpsia (PE) precoce ou tardia. MATERIAL E MÉTODOS: estudo retrospectivo com 208 gestações com PE na Maternidade Escola Assis Chateaubriand – Universidade Federal do Ceará, no período de um ano (2014 a 2015). O diagnóstico e a gravidade da doença basearam-se nos níveis pressóricos, proteinúria, dados clínicos e laboratoriais. Os fatores de risco considerados foram idade, paridade, histórico de PE em gestação anterior ou na família, níveis pressóricos, dopplervelocimetria. A PE foi considerada pré-eclâmpsia início precoce (PEP) quando diagnosticada antes da 34ª semana e pré-eclâmpsia de início tardio (PET) após a 34ª semana. RESULTADOS: Das 208 pacientes analisadas, obtivemos 156 (75%) casos de PET e 52 (25%) de PEP. Entre as primíparas (123), 62,8% eram PET (p=0,06). Pacientes que iniciaram o pré-natal com níveis pressóricos mais elevados tiveram maior incidência de PEP. CONCLUSÃO: Dos fatores de risco mais associados com PE grave, observou-se que a Hipertensão arterial crônica foi o mais prevalente; e, dos fatores de risco moderado, a primiparidade, a história prévia de doença hipertensiva em gestação anterior e o Índice Massa Corporal (IMC) elevado foram os mais encontrados. Pacientes que iniciam pré-natal com níveis pressóricos elevados ou hipertensão prévia tem maior risco de desenvolver PEP.

Biografia do Autor

Nilce Ariane Spencer Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Residência em Ginecologia e Obstetrícia, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Julio Augusto Alves Gurgel, Maternidade Escola Assis Chateaubriand - UFC

Médico, ginecologista e obstetra com título de especialista pela FEBRASGO, habilitação em ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, Preceptor de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC)

Carla Gurgel Camurça, Faculdade Christus.

Estudante de  Medicina da Faculdade Christus.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS