Avaliação cardiovascular perioperatória em cirurgias não cardíacas como ferramenta para redução de risco de eventos cardíacos adversos<br>doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p30-38

Autores

  • Daniel Rocha e Silva Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará
  • Fernanda Paula Cavalcante Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará
  • Flávio Lobo Maia Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará
  • Lorena Antônia Sales de Vasconcelos Oliveira Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará
  • Cláudia Regina Fernandes Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p30-38

Palavras-chave:

Cuidado perioperatório. Doenças cardiovasculares. Infarto do miocárdio.

Resumo

Complicações cardíacas estão entre as principais causas de morbimortalidade no perioperatório. Adequada avaliação cardiovascular, portanto, é fundamental para a identificação de patologias e potenciais fatores de risco e, quando necessário, otimização clínica do paciente no perioperatório. Sendo assim, tem-se, com esse estudo, o objetivo de revisar as mais recentes recomendações de avaliação cardiovascular e de estratégias para redução na incidência de eventos cardíacos adversos no perioperatório de cirurgias não cardíacas. Para esse fim, realizou-se revisão de literatura na base de dados MEDLINE (PubMed). Tornando mais aplicáveis os instrumentos de avaliação cardiovascular, contribui-se para redução na incidência de morbimortalidade perioperatória associada a eventos cardíacos adversos, redução de custos com hospitalização e solicitação abusiva de exames complementares, além de menores taxas de suspensão de procedimentos eletivos.

Biografia do Autor

Daniel Rocha e Silva, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

Médico residente de Anestesiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio/Universidade Federal do Ceará. Membro aspirante adjunto da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Fernanda Paula Cavalcante, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

Título Superior em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Chefe do Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.

Flávio Lobo Maia, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

Título Superior em Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.

Lorena Antônia Sales de Vasconcelos Oliveira, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

Anestesiologista membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Corresponsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.

Cláudia Regina Fernandes, Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará

Anestesiologista, professora da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará (UFC), chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital Universitário Walter Cantídio, Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

ARTIGOS DE REVISÃO