Inversão uterina não puerperal em paciente jovem por mioma parido gigante: relato de caso e revisão de literatura<br>doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n2p58-62

Autores

  • Emilcy Rebouças Gonçalves Maternidade Escola Assis Chateaubriand
  • Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • Sara Arcanjo Lino Karbage Maternidade Escola Assis Chateaubriand
  • Alan Prado Rocha Maternidade Escola Assis Chateaubriand

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2016v56n2p58-62

Palavras-chave:

Inversão uterina. Leiomioma. Hemorragia uterina.

Resumo

A inversão uterina não puerperal em paciente com 45 anos ou menos é quadro clínico de rara descrição na literatura e está associado à presença de tumor uterino em mais de 90% dos casos, sendo o mais comum o leiomioma submucoso. Em revisão de literatura, foram encontrados apenas 23 casos de inversão uterina não puerperal em paciente com 45 anos ou menos, entre 1887 e 2015. Neste artigo, é relatado o caso de uma mulher de 39 anos, nulípara, admitida em unidade de emergência por queixa de volumoso tumor endurecido e de odor fétido que tinha se exteriorizado agudamente através da fenda vulvar, associada a dor abdominal em hipogástrio e sangramento transvaginal profuso. No intraoperatório, confirmou-se a hipótese de inversão uterina aguda não-puerperal, sendo procedida a exérese da massa tumoral por via vaginal, complementada com histerectomia total por via abdominal e vaginal. A paciente evoluiu bem no pós-operatório, sem quaisquer intercorrências. O exame histopatológico revelou tratar-se de mioma submucoso.

Biografia do Autor

Emilcy Rebouças Gonçalves, Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Residente do terceiro ano em Ginecologia e Obstetrícia, Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Universidade Federal do Ceará (UFC).

Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, professor adjunto do Departamento de Saúde Materno Infantil da Universidade Federal do Ceará.

Sara Arcanjo Lino Karbage, Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Mestre em saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza. Médica Ginecologista-Obstetra da Maternidade Escola Assis Chateaubriand da Universidade Federal do Ceará, Empresa Brsileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Alan Prado Rocha, Maternidade Escola Assis Chateaubriand

Médico Ginecologista-Obstetra da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

RELATOS DE CASO