Panbronquiolite difusa em paciente do nordeste brasileiro sem ascendência asiática<br> doi: 10.20513/2447-6595.2016v56n1p55-59

  • Glaydson Teixeira Oliveira Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ricardo Coelho Reis Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Fernanda Capelo Barroso Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Tosse. Dispneia. Bronquíolo respiratório. Bronquiolite. Bronquiectasia. Macrófago. Linfócito.

Resumo

A panbronquiolite difusa é uma doença inflamatória, crônica e idiopática dos bronquíolos respiratórios, raramente observada em ocidentais sem ascendência asiática. O achado histopatológico principal é o acúmulo de macrófagos xantomatosos nas paredes dos bronquíolos respiratórios e a apresentação radiológica típica é o padrão de “árvore em brotamento”, difuso. Descreve-se um incomum caso da doença em uma paciente de 21 anos, natural de Quixadá no Ceará, sem ascendência asiática ou histórico de viagem para países endêmicos. Em áreas não endêmicas e em casos com apresentação clínica, radiológica e laboratorial atípicas, o diagnóstico pode se tornar muito desafiador, especialmente tendo em vista a elevada prevalência de doenças das vias aéreas associadas à bronquiolite e bronquiectasias.

Biografia do Autor

Glaydson Teixeira Oliveira, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí, 2012. Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio/HUWC/EBSERH, Universidade Federal do Ceará/UFC 2013-2015.
Ricardo Coelho Reis, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Ceará e Médico Pneumologista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fernanda Capelo Barroso, Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e Universidade Federal do Ceará (UFC)
Médica Pneumologista do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e Professora do Departamento de Patologia e Medicina Legal, Universidade Federal do Ceará (UFC).
Publicado
2016-06-30
Seção
RELATOS DE CASO