Ansiedade cardíaca: uma análise em ambulatórios cardiológicos subespecializados

Autores

  • Patricia Helena Alves Maciel Hospital Universitário Walter Cantidio http://orcid.org/0000-0002-9862-6911
  • Ricardo Pereira Silva Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Reis Sá Júnior Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.
  • Leticia Marinho Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Brena Ferreira dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n1p9-15

Palavras-chave:

Ansiedade, Psicometria, Instituições de assistência ambulatorial, Cardiologia

Resumo

Objetivos: a condição clínica ansiedade cardíaca é o medo de sensações relacionadas ao coração por consequências negativas dos eventos cardíacos. O Questionário de Ansiedade Cardíaca (QAC) é uma ferramenta internacionalmente utilizada no rastreamento dessa ansiedade. Este artigo objetiva verificar as propriedades psicométricas da versão brasileira do instrumento QAC. Metodologia: o QAC foi aplicado em amostra de 239 pacientes distribuídos entre cinco ambulatórios de cardiologia (arritmia, hipertensão, miocardiopatia, doença coronariana e valvulopatia) para avaliação da confiabilidade e extração fatorial da amostra total e para a Análise Fatorial Multigrupo entre esses ambulatórios. Resultados: os resultados indicam que o QAC apresenta boa consistência interna (Alfa de Cronbach = 0,79) e quando da realização da análise fatorial, o modelo com quatro fatores mostrou ser o mais adequado, com uma explicação de 54,9% da variância total no geral. A estrutura fatorial do QAC apresentou a mesma importância para o construto de ansiedade cardíaca, independente do ambulatório. Ao comparar as médias fatoriais entre os ambulatórios, houve diferenças significativas apenas no fator evitação. Conclusão: Os resultados comprovam a utilidade da escala QAC para uso no contexto ambulatorial brasileiro, sendo fundamental para o desenvolvimento de estratégias de rastreio da ansiedade cardíaca, bem como para propostas de intervenções baseadas nessas medidas.

Biografia do Autor

Patricia Helena Alves Maciel, Hospital Universitário Walter Cantidio

Formada em medicina pela Faculdade de Medicina de Fortaleza - Universidade Federal do Ceará. Residencia em Clínica Médica pela Sociedade Beneficente da Santa Casa de Misericordia de Fortaleza - Residencia em Cardiologia pelo Hospital Universitário Walter Cantidio - Universidade Federal do Ceará - Médica Plantonista do Serviço de Clinica Médica do Hospital Universitário Walter Cantidio - Universidade Federal do Ceará.

Ricardo Pereira Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Cardiologia, Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da disciplina de Cardiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Cardiologia, Universidade de São Paulo (USP). Professor da disciplina de Cardiologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Antônio Reis Sá Júnior, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

Médico Psiquiatra Professor do Departamento de Medicina e Enfermagem- Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil.

Leticia Marinho Pontes, Universidade Federal do Ceará

Estudante de medicina do sétimo semestre da Faculdade de Medicina de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Brena Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Estudante de medicina do sétimo semestre da Faculdade de Medicina de Fortaleza, Universidade Federal do Ceará,Brasil.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS