Desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para biometria fetal (Med Baby)

Autores

  • Lorenna Paylla Moreira de Lima Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Virlenia Paula Barros Oliveira Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Herlânio Costa Carvalho Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH), Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e78135p1-4

Palavras-chave:

Embriologia, Perinatologia, Desenvolvimento embrionário e fetal, Desenvolvimento tecnológico

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de desenvolvimento de um protótipo de aplicativo para análise da biometria fetal. Metodologia: Relato de experiência do desenvolvimento do protótipo de aplicativo MedBaby, entre outubro 2021 a janeiro de 2022. Participam desta construção uma médica residente, um desenvolvedor de software e dois preceptores da medicina fetal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Foi realizado um levantamento bibliográfico para identificar evidências acerca dos valores de referência da biometria fetal em artigos científicos e livros das áreas de Obstetrícia e Medicina Fetal. Posteriormente, conduzida uma busca de tecnologias já existentes na literatura com a proposta de facilitar a análise dessas medidas fetais. Resultados: Diante da lacuna encontrada, procedeu-se a organização de tabelas no Excel com variáveis incluindo medidas fetais (cerebelo, osso nasal, circunferência abdominal, fêmur, tíbia, entre outros) de acordo com a idade gestacional e percentis, provenientes da revisão de literatura. O projeto consiste em um protótipo de aplicativo de biometria fetal já disponível para smartphone através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1EiZrbbDO_D2JaFt6_7aBFsawQ85gxuhL. Conclusão: Esse protótipo de aplicativo móvel poderá proporcionar maior facilidade de manuseio para profissionais da obstetrícia/medicina fetal e mais praticidade para avaliação da biometria fetal.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA