Associação entre nutrição enteral precoce e enterocolite necrosante em recém-nascidos pré-termo internados em unidade de tratamento intensivo neonatal

Autores

  • Marina de Paula Mendonça Dias Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Brenda Maria Colaço Pereira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raquel Guimarães Nobre Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC/UFC/EBSERH)
  • Julyanne Torres Frota Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC/UFC/EBSERH)
  • Vivian Braga Gomes de Sousa Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC/UFC/EBSERH)
  • Mirly Regina da Silva Oliveira Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC/UFC/EBSERH)
  • Macileide da Silva Bandeira Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC/UFC/EBSERH)
  • Afonso Lucas Sanguinetti Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisca Marliane de Sousa Teixeira Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Vaneska Passos Meireles Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC/UFC/EBSERH), Universidade de Fortaleza (Unifor)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e78160p1-8

Palavras-chave:

Enterocolite Necrosante, Ganho de Peso, Nutrição Enteral, Recém-Nascido Prematuro, Terapia Nutricional

Resumo

Objetivo: avaliar associação entre nutrição enteral precoce e presença de enterocolite necrosante em recém-nascidos prematuros sob cuidados intensivos. Metodologia: Estudo realizado em maternidade de referência de Fortaleza, Ceará, entre outubro de 2020 a março de 2021, totalizando 75 prematuros, com dados de fonte secundária do setor de nutrição. Analisou-se tempo de início de dieta enteral – precoce ou tardia. Além dos aspectos nutricionais, investigou-se presença de enterocolite, tempo médio para alcance de dieta plena, meta calórica e proteica, internação, diagnóstico e desfecho clínico. Para estatística, apresentou-se variáveis numéricas em média e desvio-padrão e categóricas em frequência e taxa de prevalência. Foi utilizado teste qui-quadrado, com nível de significância de 5%. Foram atendidas exigências do Conselho Nacional de Saúde, e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa institucional. Resultados: Nutrição enteral predominantemente precoce, houve maior proporção de não recuperação do peso ao nascer, os neonatos apresentaram complicações clínicas, porém com maior número de altas da internação. Além disso, houve menor tempo de internação, desmame parenteral, recuperação do peso. Finalmente, não houve associação entre a nutrição precoce e enterocolite. Conclusão: Oferta de alimentação precoce não foi fator de proteção para enterocolite. Contudo, os achados demonstram efeito desta sobre curso clínico e nutricional do grupo.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS