Perfil nutricional e metabólico de pacientes pós-transplante renal de um hospital de referência do estado do Ceará

Autores

  • Valéria Silva de Lima Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) https://orcid.org/0000-0002-7130-5173
  • Elissa Maria do Nascimento Cardoso Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
  • Sarah Pinheiro de Araújo Leite Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Rikeciane Brandão Pereira Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Ana Filomena Camacho Santos Daltro Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Synara Cavalcante Lopes Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Priscila da Silva Mendonça Universidade Federal do Ceará (UFC),Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Instituto Doutor José Frota (IJF)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e81595p1-6

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, Transplante renal, Estado nutricional, Metabolismo dos lipídeos, Glicemia

Resumo

Objetivo: O presente estudo se propôs a caracterizar o perfil metabólico e estado nutricional de pacientes após doze meses da realização do TxR. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, transversal, de abordagem quantitativa. Amostra composta por 111 pacientes adultos de ambos os sexos, que realizaram TxR entre janeiro de 2018 e dezembro de 2019. Variáveis apuradas mediante dados secundários presentes nos prontuários dos pacientes. Foram coletados aspectos demográficos, clínicos e laboratoriais. O banco de dados foi construído no programa Microsoft Office Excel 2010® e submetido à análise de prevalência, tendo os resultados expressos em percentual. Resultados: A maior prevalência de TxR se deu no sexo masculino com (64,9%), o estado nutricional mais recorrente foi sobrepeso ou obesidade totalizando uma prevalência de 51,4% a doença de base mais significativa na amostra foi HAS e DM com (32,4%) o perfil metabólico foi constituído por glicemia de jejum, colesterol total, triglicerídeos, LDL e HDL. Observou-se que os pacientes apresentaram uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade, entretanto os níveis de glicemia e da maioria dos parâmetros lipídicos não demonstraram elevações superiores aos valores de normalidade, com exceção do HDL colesterol que se mostrou reduzido em (54,1%) da amostra. Conclusão: A caracterização do estado nutricional e metabólico desta população torna-se uma ferramenta importante para um bom acompanhamento destes pacientes e a elaboração de uma melhor terapêutica.

Downloads

Publicado

2023-12-08

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS