Revista de Letras

A Revista de Letras é uma publicação conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Letras, e em Linguística da UFC. Trabalhos de mestrandos ou doutorandos somente serão aceitos quando em coautoria com seu orientador. Esses trabalhos podem estar na forma de artigo,ensaio, debate, ou retrospectiva (estado da arte).

Imagem para capa da revista

Notícias

 

REVISTA DE LETRAS - CHAMADA PARA 2019.1

 

 

Dossiê: Ensino de Literatura
Organização:
Profª. Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro – Portugal)
Prof. Diógenes Buenos Aires (UESPI)
Profª. Fernanda Coutinho (UFC)
Prof. José Leite de Oliveira Jr. (UFC)
O Ensino da Literatura constitui um desafio que sempre se atualiza ao longo da História. Já entre os gregos e romanos, o assunto se bifurcou entre Retórica e Poética, ramos que disputaram o prestígio de quantos se dedicaram às Letras até o advento do Iluminismo. Nos dois últimos séculos, a complexificação da sociedade repercutiu em demandas tanto da sociedade burguesa, quando o Ensino da Literatura se estendeu a uma camada mais ampla da população, como daquelas deflagradas pela ascensão da classe trabalhadora, na Revolução de Outubro centenária, com a universalização do usufruto do patrimônio literário.
O que se percebe é que o Ensino da Literatura reflete os valores do tempo histórico em que se insere. Exemplo disso é a transição que se deu entre as crestomatias que extrapolaram os limites do século XIX, marcadamente moralistas, e o conceito de letramento literário, das últimas décadas do século XX, que resulta de toda uma revolução de conceitos linguísticos e psicopedagógicos, mas não só, já que toda uma articulação epistemológica se faz necessária a uma cultura pedagógica que dê conta da Literatura como objeto de conhecimento, de criação e de fruição.
Na expectativa de produções sincronizadas com a pesquisa contemporânea sobre o Ensino da Literatura, a atual edição da Revista de Letras convoca autoras e autores a apresentarem trabalhos que envolvam questões como a fruição do texto literário, o letramento literário, a acessibilidade, o papel da biblioteca escolar, a adequação do livro didático, a importância dos suportes que põem o texto literário em circulação, a relação entre o discurso literário e as diversas artes e formas de conhecimento, a memória e identidade, a representação da infância e da adolescência, as questões relacionadas à Literatura Infantil, ao gênero, às minorias étnicas e à diversidade cultural diatópica e diacrônica, com ênfase para as contribuições culturais formadoras da multifacetada cultura brasileira, como a ameríndia, a africana e a ibérica, agregadas ou não sob a lusofonia, a recepção do cânone e as questões ideológicas inerentes às escolhas da práxis pedagógica.
Que o resultado dessas contribuições venham a constituir um documento que, permitindo aquilatar os esforços de pesquisa de nosso tempo sobre o Ensino da Literatura, traga não apenas soluções, mas sobretudo desafios como legado às próximas gerações.

Chamada para volume atemático do No. 38 Vol. 1 - jan.- jun. 2019 da Revista de Letras da UFC (http://www.periodicos.ufc.br/index.php/revletras/issue/view/326 ), a ser publicado no primeiro semestre de 2019. Os trabalhos deverão ser enviados unicamente por e-mail para os endereços: revistadeletras.ufc@gmail.com e 

fernandacoutinho2@gmail.com, tendo no campo “Assunto” a seguinte informação: Revista de Letras No. 38 Vol. 2.

A submissão deverá ser realizada, impreterivelmente, até o prazo de 15 de dezembro de 2018. Para que seus trabalhos sejam encaminhados ao Conselho Editorial, os autores devem cumprir atentamente as normas da publicação. Somente dessa forma, os artigos serão submetidos à avaliação dos pareceristas.

Atenciosamente,

Comitê Editorial

 
Publicado: 2018-11-16
 
Outras notícias...