O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS DOS ALUNOS DE LETRAS

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elias Soares UFC/UNILAB

Resumo

O ensino/aprendizagem da língua estrangeira é uma temática bastante fértil dentro da área de Linguística Aplicada. Visando empreender um estudo sobre o tema, coletamos as memórias discursivas dos alunos do curso de graduação em Letras/Língua Estrangeira da Universidade Federal da Paraíba com a finalidade de discutir o processo de ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras modernas à luz dasabordagens de ensino de línguas (SILVEIRA, 1999) e da pedagogia da autonomia de Freire (1996). Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, buscando analisar as vozes representativas sobre as práticas pedagógicas comumente utilizadas na educação básica. A análise das narrativas dos alunos demonstrou que, em geral, o ensino baseou-se em uma abordagem centrada em prescrições gramaticais.
Como Citar
SOUSA, S. C. T. DE; SOARES, M. E. O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS DOS ALUNOS DE LETRAS. Revista de Letras, v. 1, n. 31, 11.

Artigos do(s) mesmo(s) autor(es) mais lidos