O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS DOS ALUNOS DE LETRAS

Autores

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Elias Soares UFC/UNILAB

Resumo

O ensino/aprendizagem da língua estrangeira é uma temática bastante fértil dentro da área de Linguística Aplicada. Visando empreender um estudo sobre o tema, coletamos as memórias discursivas dos alunos do curso de graduação em Letras/Língua Estrangeira da Universidade Federal da Paraíba com a finalidade de discutir o processo de ensino/aprendizagem das línguas estrangeiras modernas à luz dasabordagens de ensino de línguas (SILVEIRA, 1999) e da pedagogia da autonomia de Freire (1996). Realizamos uma investigação de natureza qualitativa, buscando analisar as vozes representativas sobre as práticas pedagógicas comumente utilizadas na educação básica. A análise das narrativas dos alunos demonstrou que, em geral, o ensino baseou-se em uma abordagem centrada em prescrições gramaticais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUSA, Socorro Cláudia Tavares de; SOARES, Maria Elias. O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DAS MEMÓRIAS DISCURSIVAS DOS ALUNOS DE LETRAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1084. Acesso em: 10 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>