A LEITURA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre a importância da leitura para formação docente no tocante a aspectos relacionados à frequência, aos objetivos e aos interesses de leitura acadêmica. Para tanto, fundamentamo-nos, principalmente, nas obras de Kramer (2002), Cavalcante Jr. (2005a,b), Freire (1993) e Matêncio (1994). Para sua execução, contamos com a participação de alunos de um curso de Pedagogia, matriculados em uma disciplina do sétimo semestre da Universidade Estadual do Ceará. Os estudantes preencheram um questionário com questões relacionadas ao seu perfil-leitor e às dificuldades e possibilidades de leitura acadêmica na universidade. Os resultados demonstram que a leitura de textos acadêmicos deve ser um componente para que os alunos possam obter novos aprendizados. Além do mais, a leitura acadêmica de textos que relacionam teoria e prática deve ser constante para que o futuro profissional possa basear, conforme Farias (2009), a sua ação docente no conhecimento elaborado e na realidade dada a fim de formar habilidades interlocutivas na leitura. Assim, os professores universitários devem priorizar textos do interesse dos alunos para que estes possam lê-los estabelecendo seus objetivos de leitura e também percebendo laços com sua prática profissional, uma vez que o uso frequente de procedimentos metacognitivos são exigidos durante a leitura de textos acadêmicos.Palavras-chave: Leitura; formação de professores; discurso acadêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DUARTE, Antônio Lailton Moraes; PINHEIRO, Regina Cláudia; ARAÚJO, Julio. A LEITURA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1086. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).