AS METÁFORAS DA MORTE NA POESIA BRASILEIRA: UM ESTUDO À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA
Resumo
Neste artigo, a partir de uma visão sistematicamente cognitiva da metáfora, com base nos pressupostos da teoria da metáfora conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980, 1999; LAKOFF; TURNER, 1989; LAKOFF, 1987,1993; KÖVECSES, 2005), apresentamos um inventário de dez metáforas conceituais usadas no licenciamento do conceito MORTE na construção de poesias de autores da literatura brasileira de diferentes escolas literária. O seu foco principal está na análise das relações das metáforas conceituais inventariadas com os diferentes modelos culturais que integram as construções textuais analisadas. Tal empreendimento possibilitou a identificação e descrição de diversificados modelos cognitivos/culturais subjacentes à construção do conceito MORTE, os quais, em linhas gerais, revelam tanto a concepção ocidental de morte como um fato inevitável da condição humana, quanto uma releitura dessa condição por meio da capacidade criativa dos poetas de (re)apresentar a morte sob diferentes facetas nem sempre tão aterrorizantes, provavelmente numa tentativa de atenuar o terror que lhe é característico pela sua natureza de mistério.Palavras-chave: Metáfora conceitual. Conceito Morte. PoesiaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LIMA, Silvana Maria Calixto de. AS METÁFORAS DA MORTE NA POESIA BRASILEIRA: UM ESTUDO À LUZ DA LINGUÍSTICA COGNITIVA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1087. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).