CONHECIMENTO GRAMATICAL E DESEMPENHO LINGÜÍSTICO

Autores

  • Soely Bettes

Resumo

Este artigo, além de ser realizado com a finalidade de aprofundar conhecimentos sobre o assunto, tem como objetivo expor alguns conceitos de gramática, como ponto de vista normativo ou descritivo. Essa duplicidade de definições e de campos de abrangência tem sido o principal motivo das posições pedagógicas antagônicas “a favor” ou “contra” o ensino da gramática nas escolas, resultando em prejuízo do ensino e do aluno (cidadão). Como os pró- prios gramáticos e os autores de livros didáticos de língua materna muitas vezes não levam em conta esta dicotomia de enfoques da questão da gramática, os objetivos do ensino da língua materna não são integralmente atingidos. O estado precário da gramática descritiva tradicional só tem contribuído para agravar a polêmica questão, precisando a necessidade de se nortear a gramática descritiva pelos avanços da Lingüística. Diante dos objetivos específicos do ensino da língua materna em cada um dos três graus, o ensino da gramática normativa é necessário no Ensino Fundamental e Médio, e complementar no Ensino Superior. O estudo da gramática descritiva é objeto específico nos cursos de Letras, principalmente. Palavras-chave: gramática, ensino, língua materna.

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Como Citar

BETTES, Soely. CONHECIMENTO GRAMATICAL E DESEMPENHO LINGÜÍSTICO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 23, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2201. Acesso em: 18 abr. 2024.