DA NEOLOGIA NO PORTUGUÊS
Resumo
O artigo aborda o problema neológico da e na língua portuguesa. Para tanto, vista a questão no seu estado atual, parte para uma sistematização em cinco pontos. No primeiro, se ocupa com as divisões vertical e horizontal da língua (léxico e gramática). No segundo, com a evolução do idioma, devido a fatores endógenos e exógenos. No terceiro, com a craveira pré-lingüística do fenômeno (prescritiva, censória e condenatória). No quarto, com a visão lingüística (descritiva, analítica e receptiva). No quinto, com o processo de aportuguesamento das palavras e expressões. No sexto, com a prática adotada pelos manuais de redação e estilo das grandes empresas jornalísticas nacionais. Palavras-chave: estrangeirismo, empréstimo, aportuguesamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
DICK, L. DA NEOLOGIA NO PORTUGUÊS. Revista de Letras, v. 1, n. 24, 11.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).