SE A LÍNGUA É UM FACTOR DE IDENTIFICAÇÃO CULTURAL, COMO SE COMPREENDE QUE A MESMA LÍNGUA IDENTIFIQUE CULTURAS DIFERENTES?

Autores

  • Maria Helena Mira Mateus

Resumo

O artigo questiona a afirmação de que a “língua é um fator de identificação cultural”, a partir da revisão de diferentes abordagens das relações entre língua e cultura. Nessa perspectiva, discute-se o caso do Português como exemplo de uma língua que identifica diferentes culturas e os fatores que provocaram o afastamento das variedades portuguesa e brasileira, para concluir que a língua é um fator de identificação cultural, mas só no uso e pelo uso que dela faz o individuo e não apenas por pertencer a uma das várias comunidades que a utilizam como materna. Palavras-chave: Língua; identificação; fator; português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MIRA MATEUS, Maria Helena. SE A LÍNGUA É UM FACTOR DE IDENTIFICAÇÃO CULTURAL, COMO SE COMPREENDE QUE A MESMA LÍNGUA IDENTIFIQUE CULTURAS DIFERENTES?. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 25, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2246. Acesso em: 24 jun. 2024.