UMA LEITURA DE SENHORA: EMBATE ENTRE A CONDIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DO IMPÉRIO E O IDEALISMO ARTÍSTICO DE JOSÉ DE ALENCAR.

Autores

  • Vera Lucia Albuquerque de Moraes

Resumo

José de Alencar intenta mostrar a vida doméstica e pública de seus protagonistas em estreita relação com o mundo econômico e social. O romance Senhora contém aspectos reveladores da sociedade daquela época, que influencia diretamente o comportamento das personagens nas esferas mais íntimas de suas vidas como, por exemplo, a esfera amorosa. A força do dinheiro, na sociedade urbana do século XIX, que se organiza a partir de modelos culturais europeus, começa a exigir padrões de comportamento e de atitudes que não combinam com o caráter íntegro do escritor, tão cioso de suas convicções morais e éticas. Daí, a força dramática do romance Senhora que joga com a inusitada situa- ção senhora/escravo, enredando os protagonistas da histó- ria - Aurélia e Fernando - nesse universo equivocado. Palavras-chaves: sociedade, dinheiro, amor, escravo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALBUQUERQUE DE MORAES, Vera Lucia. UMA LEITURA DE SENHORA: EMBATE ENTRE A CONDIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DO IMPÉRIO E O IDEALISMO ARTÍSTICO DE JOSÉ DE ALENCAR. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 26, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2269. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>