DUAS MULHERES, DOIS MUNDOS DIFERENTES, UM MESMO DESTINO: ANÁLISE DOS CONTOS "A FUGA" DE CLARICE LISPECTOR E "EVELINE" DE JAMES JOYCE

Autores

  • Maria Edileuza da Costa
  • José Vilian Mangueira
  • Maria Aparecida da Costa
  • Gonçalves Ferreira

Resumo

Alguns escritores privilegiaram em seus textos personagens femininas, numa tentativa de, através de suas obras, questionarem o papel da mulher dentro de determinadas sociedades; é o que acontece com os autores James Joyce e Clarice Lispector, em seus textos “Eveline” e “A fuga”, respectivamente. Este trabalho procura analisar o percurso das protagonistas dos dois contos, suas relações sociais, seus medos e anseios para entender o porquê de elas não irem até o fim em seus planos pessoais. Através de um estudo comparativo, mostraremos que as personagem são rodeadas por uma cadeia de grilhões que as impedem de terem os seus projetos existenciais realizados. Por mais que elas pensem, que ponderem sobre suas existências, estarão fadadas a um aborto pessoal, pois as suas relações não permitem que elas dêem luz a um novo projeto de vida. Palavras-chave: Literatura Comparada, Clarice Lispector, James Joyce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

EDILEUZA DA COSTA, Maria; MANGUEIRA, José Vilian; APARECIDA DA COSTA, Maria; FERREIRA, Gonçalves. DUAS MULHERES, DOIS MUNDOS DIFERENTES, UM MESMO DESTINO: ANÁLISE DOS CONTOS "A FUGA" DE CLARICE LISPECTOR E "EVELINE" DE JAMES JOYCE. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 29, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2351. Acesso em: 25 abr. 2024.