PAISAGENS DA INFÂNCIA EM OS DA MINHA RUA / Landscapes of childhood in Ondjaki

Autores

  • Fernanda Coutinho
  • Marlúcia Nogueira do Nascimento

Resumo

Neste artigo buscamos uma compreensão das relações afetivas entre a infância e o espaço nasnarrativas de Os da minha rua (2007), do escritor angolano Ondjaki, um dos nomes mais destacadosda literatura em língua portuguesa contemporânea. A partir das significações adquiridas pela casa,pela rua e pela escola, ambientes nos quais transita o pequeno Ndalu, o narrador recria os lugaresde sua infância e as implicações do contexto da guerra civil na paisagem da cidade e em sua paisageminterior, ordenando-os em uma prosa lírica que mescla o biográfico e o ficcional. Nessaspaisagens inscrevem-se também algumas personagens que marcam afetivamente os tempos infantisdo autor, como a avó Agnette, os professores cubanos e a menina Charlita, por quem o narradorcultiva um carinho especial. Para essa abordagem, encontramos fundamentação em estudos quetratam da relação entre o espaço e a percepção humana, na área da geografia humanista, como Tuan (1983), da fenomenologia de Bachelard (1988) e dos estudos literários. Palavras-chave: Infância. Paisagem. Ondjaki.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Coutinho

Professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada do curso de Letras da UFC. Doutora em Teoria da Literatura(UFPE, 2004), pós-doutora em Literatura Comparada – UFMG/Université de la Sorbonne – Paris IV, 2010. Atualmente,realiza novo estágio pós-doutoral, (UFMG) pesquisando sobre o tema Dos animais e suas significações na LiteraturaInfantil Contemporânea.

Marlúcia Nogueira do Nascimento

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, pesquisando sobre o temaManoel de Barros e Ondjaki: escrituras da infância ou aprendizagens da leveza. Mestre em Letras (UFC/2010), com apresentaçãodo trabalho dissertativo – De fadas e princesas: afetos femininos em Marina Colasanti.

Downloads

Como Citar

COUTINHO, Fernanda; NASCIMENTO, Marlúcia Nogueira do. PAISAGENS DA INFÂNCIA EM OS DA MINHA RUA / Landscapes of childhood in Ondjaki. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 34, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2407. Acesso em: 28 mar. 2024.