GRAMÁTICA, FUNCIONALISMO E ENSINO DE LÍNGUA

  • Ediene Pena Ferreira
  • Leydiane Sousa Lima

Resumo

Com o objetivo de apresentar contribuições do paradigma funcionalista para o ensino de fatos gramaticais
de língua portuguesa, propomos, neste trabalho, alguns modelos de exercícios com os verbos parecer, acabar,
pegar e querer, que possibilitam a reflexão sobre língua portuguesa por meio de usos reais dessa língua. Para
que esse objetivo pudesse ser alcançado, discorremos sobre diferentes conceitos de gramática e esclarecemos
que compreendemos gramática como regularidade que estrutura o funcionamento da língua e que ensinar
gramática é fazer com que o aluno reflita sobre esse funcionamento e compreenda a língua que tem. Esse
conceito de gramática nos é apresentado pela abordagem funcionalista de linguagem, eleita para subsidiar
nossa discussão. Dentre os temas de interesse do funcionalismo, e que nos deu subsídios para propor as
atividades com os verbos, destacamos o paradigma da gramaticalização, compreendido como o processo pelo
qual itens lexicais tornam-se gramaticais ou itens e construções já gramaticais tornam-se ainda mais
gramaticais. Em outras palavras, gramaticalização é o processo de mudança linguística responsável pelo
fazer-se da gramática.
Palavras-chave: funcionalismo, gramática, ensino.

Publicado
2019-10-08
Como Citar
PENA FERREIRA, E.; SOUSA LIMA, L. GRAMÁTICA, FUNCIONALISMO E ENSINO DE LÍNGUA. Revista de Letras, v. 2, n. 38, 8 out. 2019.