POR UMA ABORDAGEM HIERÁRQUICA DA GRAMATICALIZAÇÃO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE

Autores

  • Michel Gustavo Fontes

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.2.1

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar o que tem sido chamado de ‘abordagem hierárquica da gramaticalização’ (cf. HENGEVELD, 2017; FONTES, 2016; 2018). A intenção é, portanto, mostrar de que modo é possível compatibilizar os pressupostos teórico-metodológicos que arquitetam o modelo da Gramática Discursivo-Funcional, de Hengeveld e Mackenzie (2008), com os princípios que definem e identificam o processo de gramaticalização, em sua concepção mais clássica (HOPPER; TRAUGOTT, 2003; BRINTON; TRAUGOTT, 2005). Para tanto, toma-se, como objeto de estudo e de descrição linguística, a multifuncionalidade do item ‘ainda’ no português contemporâneo, caracterizada, por Fontes (2016), a partir de quatro diferentes usos:‘ainda’ fasal, ‘ainda’ polar, ‘ainda’ enfático e ‘ainda’ expansivo. O artigo demonstra que esses quatro usos de ‘ainda’ evidenciam uma trajetória de gramaticalização que, com base na Gramática Discursivo-Funcional, pode ser descrita a partir de dois tipos de mudança, conforme propõe Hengeveld (2017): uma mudança de conteúdo, caracterizada pela expansão (ou pelo aumento) nas relações de escopo contraídas por ‘ainda’, e uma mudança formal, marcada pela decategorização de ‘ainda’.

Palavras-chave: funcionalismo; gramaticalização; Gramática Discursivo-Funcional.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

FONTES, Michel Gustavo. POR UMA ABORDAGEM HIERÁRQUICA DA GRAMATICALIZAÇÃO: UM EXERCÍCIO DE ANÁLISE. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 38, p. 10–21, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.2.1. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60336. Acesso em: 17 abr. 2024.