INFOGRÁFICOS ANIMADOS NO ENSINO MÉDIO

MODELO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM PROPOSTA DE PRODUÇÃO

  • Rodrigo da Silva Lima Universidade de Pernambuco
  • Núbia Gabriela da Costa Silva Universidade de Pernambuco
  • Geam Karlo-Gomes Universidade de Pernambuco

Resumo

O gênero infográfico animado é muito utilizado nas áreas jornalística e saúde, todavia, nota-se uma lacuna na literatura a respeito do uso desse gênero na educação. O estudo atual objetiva avaliar o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os dispositivos MDG e SD para a produção de infográficos animados. Apoia-se nas orientações acerca desses procedimentos didáticos, duas importantes contribuições de Joaquim Dolz e colaboradores para o ensino e produção de gêneros textuais. Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a prática docente realizada nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021, em uma escola da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Um MDG foi construído para auxiliar na produção da SD para o gênero infográfico animado. Os resultados indicam que os dispositivos MDG e SD viabilizam o trabalho docente, funcionando como ferramentas mediadoras do ensino de gêneros textuais nas aulas de LP. Esses procedimentos didáticos possibilitaram o planejamento e execução de aulas dinâmicas e engajadoras, por meio das quais foi possível incluir TDICs e o trabalho com elementos da cultura digital, bem como a análise e estudo de textos multimodais presentes em diferentes contextos da sociedade. Portanto, constatam-se as contribuições dos estudos de Dolz para a área da educação, sobretudo para o estudo e produção de gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Lima , Universidade de Pernambuco

Pós-graduando em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciado em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Núbia Gabriela da Costa Silva , Universidade de Pernambuco

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Universidade de Pernambuco - UPE.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB).Professor do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da UPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário. Membro do GT da ANPOLL: Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais.

Publicado
2022-12-31
Como Citar
LIMA , R. DA S.; SILVA , N. G. DA C.; KARLO-GOMES, G. INFOGRÁFICOS ANIMADOS NO ENSINO MÉDIO. Revista de Letras, v. 2, n. 41, 31 dez. 2022.