VARIAÇÃO LEXICAL NO CAMPO SEMÂNTICO “COMPORTAMENTO E CONVÍVIO SOCIAL” NO ATLAS GEOSSOCIOLINGUÍSTICO QUILOMBOLA DO NORDESTE DO PARÁ

Autores

  • Marcelo Pires Dias UFPA
  • Maria Sebastiana da Silva Costa Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

O presente artigo tem como finalidade descrever a variação lexical no campo semântico Comportamento e Convívio Social, a partir de dados presentes no Atlas Geossociolinguístico Quilombola do Nordeste do Pará (AGQUINPA), atlas elaborado tomando como base o referencial teórico-metodológico da Geografia Linguística. O campo semântico escolhido para este estudo engloba questões relacionadas às características psicológicas e comportamentais do ser humano. Para obtenção dos dados foi realizada a aplicação de um questionário semântico-lexical a quatro informantes estratificados socialmente em seis comunidades remanescentes de quilombo. Em seguida os dados foram tabulados e cartografados através do software QGIS. Para a descrição e análise escolhemos cinco cartas que apresentaram elevado índice de variação, a saber: a) pessoa tagarela (carta L94), b) pessoa pouco inteligente (carta L95), c) sovina (carta L96), d) prostituta (carta L99) e e) bêbado (carta L101). As cartas mostraram um número significativo de variantes e apresentaram semelhança com outros trabalhos de cunho geolinguístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

PIRES DIAS, Marcelo; DA SILVA COSTA, Maria Sebastiana. VARIAÇÃO LEXICAL NO CAMPO SEMÂNTICO “COMPORTAMENTO E CONVÍVIO SOCIAL” NO ATLAS GEOSSOCIOLINGUÍSTICO QUILOMBOLA DO NORDESTE DO PARÁ. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 42, 2024. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/92258. Acesso em: 14 out. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)