A ESTILÍSTICA NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
BNCC, habilidade, ensino de língua portuguesa, estilísticaResumo
As aplicações dos estudos estilísticos na área de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa podem fomentar no aluno um olhar diferenciado para a funcionalidade e o efeito dos traços estilísticos nas práticas discursivas. A partir dos preceitos de Coseriu (1979,1992), Câmara (1978) e Bally (1951) sobre a valorização do aspecto afetivo na composição do signo linguístico, entendemos que há a necessidade uma análise proporcional a complexidade desse. No entanto o olhar multifacetado (morfo-sintático-fonético) proposto nas salas de aula não contempla outras vertentes da Linguística, a exemplo da Estilística que investiga como o efeito de sentido é atribuído ao léxico enunciado. Este artigo tem por objetivo refletir sobre as contribuições da Estilística na ampliação das habilidades linguísticas no que diz respeito à interpretação dos recursos expressivos em usos comunicativos e à produção linguística com marcas autorais. As estratégias de análise estilística aqui discutidas concluem que é imperativo uma consciência linguística que permita diferenciar o efeito ocasionado pelo desvio à norma, como um uso aceito pela língua quanto sistema, e o (d)efeito ocasionado pelo desvio à norma em uso, o qual embora seja aceito pela língua, é considerado inadequado para o contexto comunicativo. Sendo assim, o aluno interlocutor estará hábil a diferenciar entre o erro ou variedade linguística inaceitável e o desvio ou estratégia estilística de expressividade.
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