Revista de Letras http://www.periodicos.ufc.br/revletras <p>A Revista de Letras é uma publicação conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Letras, e em Linguística da UFC. Trabalhos de mestrandos ou doutorandos somente serão aceitos quando em coautoria com seu orientador. Esses trabalhos podem estar na forma de artigo,ensaio, debate, ou retrospectiva (estado da arte).</p> pt-BR <span>Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:</span><br /><br /><ol type="a"><li>Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution</a> que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.</li><li>Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja <a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a>).</li></ol><div id="SL_balloon_obj" style="display: block;"><div id="SL_button" class="SL_ImTranslatorLogo" style="background: url('chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/img/util/imtranslator-s.png'); display: none; opacity: 1;"> </div><div id="SL_shadow_translation_result2" style="display: none;"> </div><div id="SL_shadow_translator" style="display: none;"><div id="SL_planshet" style="background: url('chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/img/util/bg2.png') #f4f5f5;"><div id="SL_arrow_up" style="background: url('chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/img/util/up.png');"> </div><div id="SL_providers"><div id="SL_P0" class="SL_BL_LABLE_ON" title="Google">G</div><div id="SL_P1" class="SL_BL_LABLE_ON" title="Microsoft">M</div><div id="SL_P2" class="SL_BL_LABLE_ON" title="Translator">T</div></div><div id="SL_alert_bbl" style="display: none;"> </div><div id="SL_TB"><div id="SL_bubblelogo" class="SL_ImTranslatorLogo" style="background: url('chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/img/util/imtranslator-s.png');"> </div><table id="SL_tables" cellspacing="1"><tbody><tr><td class="SL_td" align="right" width="10%"><input id="SL_locer" title="Bloquear idioma" type="checkbox" /></td><td class="SL_td" align="left" width="20%"><select id="SL_lng_from"><option value="auto">Detectar idioma</option><option value="af">Africâner</option><option value="sq">Albanês</option><option value="de">Alemão</option><option value="ar">Arabe</option><option value="hy">Armênio</option><option value="az">Azerbaijano</option><option value="eu">Basco</option><option value="bn">Bengali</option><option value="be">Bielo-russo</option><option value="my">Birmanês</option><option value="bs">Bósnio</option><option value="bg">Búlgaro</option><option value="ca">Catalão</option><option value="kk">Cazaque</option><option value="ceb">Cebuano</option><option value="ny">Chichewa</option><option value="zh-N">Chinês (Simp)</option><option value="zh-TW">Chinês (Trad)</option><option value="si">Cingalês</option><option value="ko">Coreano</option><option value="ht">Crioulo haitiano</option><option value="hr">Croata</option><option value="da">Dinamarquês</option><option value="sk">Eslovaco</option><option value="sl">Esloveno</option><option value="es">Espanhol</option><option value="eo">Esperanto</option><option value="et">Estoniano</option><option value="fi">Finlandês</option><option value="fr">Francês</option><option value="gl">Galego</option><option value="cy">Galês</option><option value="ka">Georgiano</option><option value="el">Grego</option><option value="gu">Gujarati</option><option value="ha">Hauça</option><option value="iw">Hebraico</option><option value="hi">Hindi</option><option value="hmn">Hmong</option><option value="nl">Holandês</option><option value="hu">Húngaro</option><option value="ig">Igbo</option><option value="id">Indonésio</option><option value="en">Inglês</option><option value="yo">Ioruba</option><option value="ga">Irlandês</option><option value="is">Islandês</option><option value="it">Italiano</option><option value="ja">Japonês</option><option value="jw">Javanês</option><option value="kn">Kannada</option><option value="km">Khmer</option><option value="lo">Laosiano</option><option value="la">Latim</option><option value="lv">Letão</option><option value="lt">Lituano</option><option value="mk">Macedônico</option><option value="ml">Malaiala</option><option value="ms">Malaio</option><option value="mg">Malgaxe</option><option value="mt">Maltês</option><option value="mi">Maori</option><option value="mr">Marathi</option><option 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align="center" width="3"> </td><td class="SL_td" align="left" width="20%"><select id="SL_lng_to"><option value="af">Africâner</option><option value="sq">Albanês</option><option value="de">Alemão</option><option value="ar">Arabe</option><option value="hy">Armênio</option><option value="az">Azerbaijano</option><option value="eu">Basco</option><option value="bn">Bengali</option><option value="be">Bielo-russo</option><option value="my">Birmanês</option><option value="bs">Bósnio</option><option value="bg">Búlgaro</option><option value="ca">Catalão</option><option value="kk">Cazaque</option><option value="ceb">Cebuano</option><option value="ny">Chichewa</option><option value="zh-N">Chinês (Simp)</option><option value="zh-TW">Chinês (Trad)</option><option value="si">Cingalês</option><option value="ko">Coreano</option><option value="ht">Crioulo haitiano</option><option value="hr">Croata</option><option value="da">Dinamarquês</option><option value="sk">Eslovaco</option><option value="sl">Esloveno</option><option selected="selected" value="es">Espanhol</option><option value="eo">Esperanto</option><option value="et">Estoniano</option><option value="fi">Finlandês</option><option value="fr">Francês</option><option value="gl">Galego</option><option value="cy">Galês</option><option value="ka">Georgiano</option><option value="el">Grego</option><option value="gu">Gujarati</option><option value="ha">Hauça</option><option value="iw">Hebraico</option><option value="hi">Hindi</option><option value="hmn">Hmong</option><option value="nl">Holandês</option><option value="hu">Húngaro</option><option value="ig">Igbo</option><option value="id">Indonésio</option><option value="en">Inglês</option><option value="yo">Ioruba</option><option value="ga">Irlandês</option><option value="is">Islandês</option><option value="it">Italiano</option><option value="ja">Japonês</option><option value="jw">Javanês</option><option value="kn">Kannada</option><option value="km">Khmer</option><option value="lo">Laosiano</option><option value="la">Latim</option><option value="lv">Letão</option><option value="lt">Lituano</option><option value="mk">Macedônico</option><option value="ml">Malaiala</option><option value="ms">Malaio</option><option value="mg">Malgaxe</option><option value="mt">Maltês</option><option value="mi">Maori</option><option value="mr">Marathi</option><option value="mn">Mongol</option><option value="ne">Nepalês</option><option value="no">Norueguês</option><option value="fa">Persa</option><option value="pl">Polonês</option><option value="pt">Português</option><option value="pa">Punjabi</option><option value="ro">Romeno</option><option value="ru">Russo</option><option value="sr">Sérvio</option><option value="st">Sesotho</option><option value="so">Somália</option><option value="sw">Suaíli</option><option value="su">Sudanês</option><option value="sv">Sueco</option><option value="tg">Tadjique</option><option value="tl">Tagalo</option><option value="th">Tailandês</option><option value="ta">Tâmil</option><option value="cs">Tcheco</option><option value="te">Telugo</option><option value="tr">Turco</option><option value="uk">Ucraniano</option><option value="ur">Urdu</option><option value="uz">Uzbeque</option><option value="vi">Vietnamita</option><option value="yi">Yiddish</option><option value="zu">Zulu</option></select></td><td class="SL_td" align="center" width="21%"> </td><td class="SL_td" align="center" width="6%"> </td><td class="SL_td" align="center" width="6%"> </td><td class="SL_td" align="center" width="6%"> </td><td class="SL_td" align="center" width="6%"> </td><td class="SL_td" width="10%"> </td><td class="SL_td" align="right" width="8%"> </td></tr></tbody></table></div></div><div id="SL_shadow_translation_result" style="visibility: visible;"> </div><div id="SL_loading" class="SL_loading" style="background: url('chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/img/util/loading.gif');"> </div><div id="SL_player2"> </div><div id="SL_alert100">A função de fala é limitada a 200 caracteres</div><div id="SL_Balloon_options" style="background: url('chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/img/util/bg3.png') #ffffff;"><div id="SL_arrow_down" style="background: url('chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/img/util/down.png');"> </div><table width="100%"><tbody><tr><td align="left" width="18%" height="16"> </td><td align="center" width="68%"><a class="SL_options" title="Mostrar opções" href="chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/html/options/options.html?bbl" target="_blank">Opções</a> : <a class="SL_options" title="Histórico de tradução" href="chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/html/options/options.html?hist" target="_blank">Histórico</a> : <a class="SL_options" title="ImTranslator Ayuda" href="http://about.imtranslator.net/tutorials/presentations/imtranslator-for-chrome/chrome-bubble-translator/" target="_blank">Ajuda</a> : <a class="SL_options" title="Comentários" href="chrome-extension://noaijdpnepcgjemiklgfkcfbkokogabh/content/html/options/options.html?feed" target="_blank">Comentários</a></td><td align="right" width="15%"><span id="SL_Balloon_Close" title="Encerrar">Encerrar</span></td></tr></tbody></table></div></div></div> melias@ufc.br (Maria Elias Soares) revistadeletras.ufc@gmail.com (Dayane Rodrigues e Rhayssa de Sousa) Sat, 31 Dec 2022 09:51:43 -0300 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 APRESENTAÇÃO http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/83193 <p><strong><em>D</em></strong><span style="font-weight: 400;">iscutir sobre a sala de aula de línguas, enquanto um espaço para o ensino e aprendizagem e para a formação de professor, permite-nos refletir sobre os saberes mobilizados pelos discentes e docentes no percurso de sua formação humana e profissional. Também por essa razão, pensar o contexto profissional permite-nos trazer para a discussão o papel e a eficácia dos dispositivos que utilizamos no processo de didatização dos saberes.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Neste espaço de interação didática, a sala de aula, está em jogo, pelo menos, três tipos de saberes necessários, isto é, saberes provenientes dos conhecimentos teóricos, adquiridos nas experiências formativas ou autoformativas; saberes que dão conta dos posicionamentos e orientações institucionais; e saberes didáticos que permitem ao professor ou futuro professor selecionar dispositivos para melhor interagir com os estudantes, visando a ampliar as suas capacidades de linguagem. Mas, também precisamos considerar as condições de trabalho do professor e posicionamentos implicados, as condições de aprendizagem dos estudantes. Em se tratando, especialmente&nbsp; as condições de trabalho do professor, não se pode desconsiderar que&nbsp;</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">para além dos saberes a ensinar, saberes para ensinar e saberes profissionais, a aprendizagem profissional precisa ter base uma educação libertadora que contribua para formar a consciência crítica dos professores e lhes estimular a participar de forma responsável nos processos culturais, sociais, políticos e econômicos. Por isso, devem, sobretudo, saber ler o mundo, sua realidade</span><span style="font-weight: 400;">. </span><span style="font-weight: 400;">(Leurquin, 2022)</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Nesse contexto complexo e conflituoso que é a sala de aula, outra ação professoral se destaca, a seleção dos dispositivos didáticos, capazes de contribuir no enfrentamento de situações problemáticas de ensino e aprendizagem e de formação de professores autônomos, parece ser um dos maiores desafios atualmente.</span></p> <p><span style="font-weight: 400;">Nesta edição especial da Revista de Letras, em homenagem ao professor Joaquim Dolz, reunimos artigos que discutem sobre o ensino e aprendizagem de línguas materna e estrangeiras no Brasil, na Suíça, no México e em Portugal, destacando questões relacionadas à produção oral e escrita e também à leitura, com foco em conceitos desenvolvidos por este estudioso e pela sua equipe de pesquisa. Em particular, os artigos ressaltam o dispositivo sequência didática, pelo papel que ele passou a ter nas salas de aulas da Educação Básicas, no Brasil, quer seja devido ao Programa Olimpíada de Língua Portuguesa ou ao Mestrado Profissional em Letras.&nbsp;</span></p> Eulália Leurquin, Antónia Coutinho, Dora Riestra Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/83193 Sat, 31 Dec 2022 09:46:55 -0300 SUMÁRIO http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/83194 <p>SUMÁRIO</p> Eulália Leurquin, Antónia Coutinho, Dora Riestra Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/83194 Sat, 31 Dec 2022 09:50:55 -0300 INTERACTION ENTRE LA LANGUE D'ORIGINE ET LA LANGUE DE SCOLARISATION DANS L’ENSEIGNEMENT DE L’ORAL EN COURS DE PORTUGAIS BRÉSILIEN EN GENÈVE : LA PRESENTATION DE SOI http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81624 <p class="paragraph"><span class="eop">Le profil hétérogène des identités linguistiques des apprentis de portugais brésilien langue et culture d'origine (PLCO) en Suisse nous amène à nous interroger sur les usages des langues du contexte, notamment, du français langue de scolarisation dans l'enseignement du portugais. Une des préoccupations des enseignants de PLCO est de savoir comment transférer les connaissances acquises dans ces langues aux connaissances nécessaires au développement de la langue d'origine (LCO).&nbsp; Dans cette contribution, nous présenterons une expérience d'enseignement d'une séquence didactique du genre oral présentation de soi dans laquelle il a été possible d'identifier l'alternance entre LCO et la langue de scolarisation dans les situations d'enseignement proposées à 8 élèves entre 5 à 12 ans dans une école brésilienne située à Genève-Suisse. Le fondement théorique qui guide notre proposition s'inscrit dans la perspective de l'ingénierie didactique notamment dans le &nbsp;domaine de la didactique des langues ayant pour bases les concepts fondamentaux suivants : dispositif et séquence didactiques et capacités linguistiques (DOLZ &amp; SCHNEUWLY 2009 ; SILVA-HARDMEYER, 2020) ; gestes didactiques des enseignants (SILVA, 2013 ; SILVA-HARDMEYER, 2017) ; approche plurilingue, transfert et alternance des langues dans l'enseignement (LEOPOLDOFF MARTIN, &amp; AEBY DAGHE, 2018 ; NOYAU, 2014 ; AEBY DAGHÉ ET POGRANOVA, sous presse)</span></p> Carla Silva-Hardmeyer, Sandrine Aeby Daghé Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81624 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300 CAPACIDADES DE LINGUAGEM (NÃO) REVELADAS POR ALUNOS AUTISTAS NA LEITURA DE CONTOS MARAVILHOSOS http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81499 <p><em>o objetivo deste artigo é apresentar uma sequência de atividades com intuito de averiguar as capacidades de linguagem (não) reveladas por dois alunos autistas nas atividades de leitura a partir do gênero conto maravilhoso em uma turma regular de 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo está vinculado a uma pesquisa-ação em andamento, e se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem, fundamentando-se em dois eixos teóricos. O primeiro está constituído pelas reflexões epistemológicas e metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, sobretudo, nas concepções de capacidade de linguagem. O segundo eixo aborda a constituição do sujeito autista à luz da perspectiva histórico-cultural vygostskina. Como principais resultados, evidenciamos as dificuldades dos alunos autistas, sobretudo, quando são levados a desenvolver interpretações de camadas mais profundas dos textos que leem, como identificar a presença de elementos linguísticos que marquem as diferentes percepções ou pontos de vista presentes nos discursos diretos e indiretos. Outro aspecto diagnosticado está relacionado com o desenvolvimento da linguagem no contexto da sala de aula, e mostra o modo como suas singularidades se manifestam em relação ao seu autodomínio quanto aos movimentos impulsivos, estereotipados e repetitivos. </em></p> Alachermam Braddylla Estevam Sales, Maria Augusta de Macedo Reinaldo Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81499 Sat, 31 Dec 2022 09:05:53 -0300 A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO (MEGA)INSTRUMENTO DE PROFISSIONALIZAÇÃO PARA O ESTAGIÁRIO http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81536 <p><em>Neste texto, apresentamos reflexões sobre a formação de professores no âmbito do curso de licenciatura em Letras-Língua Portuguesa, especificamente no estágio supervisionado curricular obrigatório. O objetivo consiste em refletir sobre o repertório didático utilizado pelo estagiário para planejar e realizar o estágio supervisionado. Urge debater quais são e como os espaços de formação inicial de professores estão sendo aproveitados na composição dos itinerários didáticos de planejamento e desenvolvimento do estágio supervisionado, tendo em vista que os desafios e dificuldades assombram e distanciam cada vez mais os estagiários da situação do trabalho docente nas escolas-campo e lhes causam distanciamento quanto à prática docente. Apoiamo-nos no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo e na proposta de modelo e engenharia didática do grupo genebrino (BRONCKART, 2006; 2008; 2012; DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004; CICUREL, 2020; LEURQUIN, 2013). O gênero aula pode propiciar ao aprendiz de professor um olhar subjetivo e formativo sobre o gerenciamento do ensino e (re)pensar modos de fazer que representam o agir professoral sob o ângulo da teoria e prática docente, possibilitando autoconhecimento sobre o trabalho e seu papel como futuro professor de língua portuguesa. Dessa forma, o estudo pretende refletir sobre a prática docente através do repertório didático planejado pelo estagiário e seus mecanismos de reflexão no/sobre trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e os resultados partem de um questionário respondido pelos estagiários através do&nbsp; GoogleForms, para refletir sobre os mecanismos didáticos de planejamento e execução do estágio supervisionado, e se contribuiu (ou não) para a formação inicial. Com base nos resultados analisados, lançamos algumas pistas a fim de iniciar uma discussão que não se esgota nas considerações finais deste estudo.</em></p> Carlos Héric Silva Oliveira Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81536 Sat, 31 Dec 2022 09:08:30 -0300 INFOGRÁFICOS ANIMADOS NO ENSINO MÉDIO http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81553 <p><em><span style="font-weight: 400;">O gênero infográfico animado é muito utilizado nas áreas jornalística e saúde, todavia, nota-se uma lacuna na literatura a respeito do uso desse gênero na educação. O estudo atual objetiva avaliar o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os dispositivos MDG e SD para a produção de infográficos animados. Apoia-se nas orientações acerca desses procedimentos didáticos, duas importante</span></em><em><span style="font-weight: 400;">s contribuições de Joaquim Dolz e colaboradores para o ensino e produção de gêneros textuais. Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a prática docente realizada nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021, em uma escola da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Um MDG foi construído para auxiliar na produção da SD para o gênero infográfico animado. Os resultados indicam que os dispositivos MDG e SD viabilizam o trabalho docente, funcion</span></em><em><span style="font-weight: 400;">ando como ferramentas mediadoras do ensino de gêneros textuais nas aulas de LP. Esses procedimentos didáticos possibilitaram o planejamento e execução de aulas dinâmicas e engajadoras, por meio das quais foi possível incluir TDICs e o trabalho com elementos da cultura digital, bem como a análise e estudo de textos multimodais presentes em diferentes contextos da sociedade. Portanto, constatam-se as contribuições dos estudos de Dolz para a área da educação, sobretudo para o estudo e produção de gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa.</span></em></p> Rodrigo da Silva Lima , Núbia Gabriela da Costa Silva , Geam Karlo-Gomes Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81553 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300 PROJETOS DE LETRAMENTO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81555 <p><em>Considerando os resultados de avaliações que medem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos alunos de escolas públicas reveladores de que muitos deles estão concluindo o último ciclo da educação básica sem alcançar o nível desejado de proficiência em língua portuguesa; considerando também as discussões acerca de o que e como ensinar nas aulas desse componente curricular, o presente artigo tem por objetivo discutir o papel dos projetos de letramento (KLEIMAN, 2000) no trabalho com os gêneros discursivos da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP), no caso, o documentário, gênero inserido na sexta edição da OLP, em 2019.&nbsp; Teoricamente, este estudo se ancora, de modo basilar, na concepção bakhtiniana de linguagem e nos estudos do letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; SOARES, 2009; SANTOS, 2008; STREET, 2014; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011). Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se configurou como uma pesquisa-ação, desenvolvida em uma abordagem qualitativa e interpretativista. Participaram da pesquisa 61 alunos de duas turmas de segundo ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Alcides Wanderley da cidade de Carnaubais, no Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que as práticas de leitura, escrita e reescrita durante a produção dos curtas-metragens possibilitaram o desenvolvimento de letramentos múltiplos. Além disso, o trabalho com o gênero documentário contribuiu para a formação do pensamento crítico, para o desenvolvimento da criatividade e da agência dos educandos, em uma perspectiva colaborativa e significativa de aprendizagem, capaz de motivar os alunos para as atividades pedagógicas e para a reflexão crítica sobre o que aprenderam, como aprenderam e para que eles aprenderam o que aprenderam na escola, de modo a prepará-los melhor para o exercício da cidadania e participação social.</em></p> Leonor Moura da Cunha Neta, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos-Marques, Alana Driziê Gonzatti dos Santos Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81555 Sat, 31 Dec 2022 09:13:49 -0300 O ESPAÇO DE OCUPAÇÃO DO ENSINO DA ORALIDADE NO TERRITÓRIO CURRICULAR DA FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81558 <p>Atualmente é possível identificar uma vasta produção científica em torno do oral/oralidade, tratando de diferentes aspectos que envolvem formação docente, ensino, práticas escolares e outros eixos temáticos. No entanto, o oral/oralidade no contexto de formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ainda tem recebido pouca atenção nas pesquisas. Assim, é objetivo deste texto analisar o lugar que a oralidade ocupa na formação de professores pedagogos. Trata-se de uma pesquisa documental que toma como objeto de análise ementas de componentes curriculares da área de linguagem, inseridos em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Pedagogia, pertencentes a instituições públicas. A análise, subsidiada pelos construtos teóricos do Interacionsimo Sociodiscursivo, sobretudo pelas contribuições de Dolz; Schneuwly (1996); Colognesi; Dolz (2017), revela que, de fato, a modalidade oral ainda ocupa um espaço periférico no território curricular de Cursos de Pedagogia, o que representa uma lacuna na formação docente e, consequentemente, nas práticas escolares.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>oral; currículo; Pedagogia.</p> Roziane Marinho Ribeiro, Ewerton Ávila dos Anjos Luna Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81558 Sat, 31 Dec 2022 00:00:00 -0300 SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS NO CONTEXTO DE PESQUISAS DO MESTRADO EM LETRAS http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81592 <p><em>Este artigo tem como objetivo&nbsp; descrever e apresentar&nbsp; resultados de&nbsp; duas pesquisas que focam a sequência didática, à luz dos estudos de Joaquim Dolz e Shneuwly,&nbsp; como uma proposta metodológica&nbsp; relevante para o ensino de gêneros textuais.&nbsp; As pesquisas, de cunho intervencionista,&nbsp; foram desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional - PROFLETRAS, na Universidade Estadual da&nbsp; Paraíba (UEPB), Campus III,&nbsp; e do Mestrado Institucional no Programa de Pós Graduação em Linguagem e Ensino (PPGLE), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tratam-se de pesquisas qualitativas vinculadas ao campo de estudos da Linguística Aplicada e que se fundamentam em estudos do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados apontam que, mediante processos formativos com as pesquisadoras, os sujeitos da pesquisa, professores da Educação Básica, passaram a considerar, nos planejamentos de suas atividades didáticas para o ensino de língua materna, como ferramenta metodológica, a sequência didática, focando as capacidades de linguagem (contexto de produção, aspectos textuais, linguísticos-discursivos) nas propostas de produção de texto de um determinado gênero</em></p> Maria de Fátima Alves, Edilma Lucena Catanduba Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81592 Sat, 31 Dec 2022 09:17:55 -0300 A TELECOLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES BRASILEIROS E ESTUDANTES CANADENSES http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81709 <p>Este artigo apresenta um dispositivo de formação de professores sobre a temática da avaliação<br>em língua segunda / estrangeira que foi implementado em um contexto de telecolaboração de uma<br>disciplina de graduação, envolvendo uma professora canadense, uma equipe de formadoras brasileiras e<br>estudantes canadenses. Além disso, objetiva-se também identificar as representações sobre aspectos da<br>engenharia didática construídas pelas formadoras em seus relatos de experiência vivida. Este estudo se<br>fundamenta no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2019) no que diz respeito ao agir<br>humano por meio da linguagem e seu desenvolvimento. Para a construção do dispositivo, baseamo-nos<br>nos na proposta da engenharia didática (DOLZ, 2016; DOLZ, LACELLE, 2017), assim como nos<br>conceitos de comunidade de práticas (WENGER, 2010) e de telecolaboração (HELM, 2015; CAWS,<br>LOUSADA, MARRA, 2019). Para analisar os relatos de experiência vivida, servimo-nos de algumas<br>categorias do modelo de análise textual proposto por Bronckart (1999, 2019). A elaboração e<br>implementação do dispositivo de formação evidenciou a forma como aspectos práticos do ensino e da<br>avaliação são realizados pela comunidade de prática da equipe brasileira. Os resultados das análises dos<br>relatos apontam que as formadoras encontraram nesse novo contexto de atuação profissional um espaço<br>de aprendizagem; e permitiram também identificar alguns aspectos considerados como desafiadores por<br>parte das formadoras.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: engenharia didática; formação de professores; telecolaboração; relato de experiência.</p> Eliane Gouvêa Lousada, Emily Caroline da Silva, Aline Hitomi Sumiya Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81709 Sat, 31 Dec 2022 09:25:20 -0300 ENSINAR A ARGUMENTAR EM CONTEXTOS RURAIS ATRAVÉS DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: EXPERIMENTAÇÃO DO DISPOSITIVO DIDÁTICO EM ESPANHOL http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81456 <p><em>Pesquisas prévias mostram as repercussões do ensino antecipado da argumentação em, ao menos, dois âmbitos: formação de cidadania e sucesso acadêmico. Apesar disso, o direito ao ensino antecipado de capacidades de leitura e escrita críticas se converte em uma desvantagem para populações que habitam em contextos rurais. O objetivo deste artigo é mostrar o efeito de uma sequência didática baseada em um gênero textual argumentativo nas produções textuais de alunos de anos finais do ensino fundamental (a distância). Como ferramenta metodológica retomamos a sequência didática baseada no gênero textual. Tal ferramenta foi utilizada em diferentes partes do mundo para o ensino de línguas. No que diz respeito ao espanhol, no México, foi explorada sua efetividade com gêneros textuais que implicam argumentar. Este trabalho mostra que os alunos melhoraram a organização global e a coesão textual nas produções finais, assim como o conhecimento do tema de discussão.</em></p> Blanca Araceli Rodríguez Hernández, Oscar Osvaldo Servín Calvillo Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81456 Sat, 31 Dec 2022 09:27:40 -0300 FUNCIONAMENTO E POTENCIALIDADES DO PERCURSO DIDÁTICO ENQUANTO DISPOSITIVO DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81437 <p>Neste artigo pretendemos apresentar um dispositivo didático orientado para o ensino de géneros textuais: o <em>percurso didático</em> (AUTOR1, 2019; AUTOR1, GONÇALVES &amp; COUTINHO, 2022). Concebido no programa de trabalhos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1997), este dispositivo inspira-se na <em>sequência didática</em> (DOLZ, NOVERRAZ &amp; SCHNEUWLY, 2004) e na <em>sequência de ensino</em> (PEREIRA &amp; CARDOSO, 2013; PEREIRA, CARDOSO &amp; GRAÇA, 2013). Depois de explicitarmos os contornos conceptuais do <em>percurso didático</em>, apresentaremos os resultados de uma investigação desenvolvida em torno deste dispositivo de ensino, em Portugal, no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (3.º ano de escolaridade), em 2022, com enfoque no género <em>entrevista</em> (impressa, destinada ao público infantojuvenil). Ao longo do artigo, daremos conta das três etapas que nortearam a investigação: i) descrição prévia do género a focar (com base na revisão de literatura e na análise das práticas sociais de referência); ii) relato da experiência didática realizada (com recurso à observação participante, em contexto de investigação sobre a própria prática – PONTE, 2002); iii) análise da entrevista produzida coletivamente pelos alunos, no momento final do <em>percurso didático</em>, tendo em conta três dimensões de análise: temático-estrutural, linguística, gráfica. Esperamos, assim, não apenas ilustrar o funcionamento do <em>percurso didático</em>, como também evidenciar as potencialidades deste dispositivo de ensino-aprendizagem, sobretudo a dois níveis: compreensão e produção de textos e de géneros textuais; atividade metalinguística.</p> Noémia Jorge, Jéssica Marques, Sandra Bastos Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81437 Sat, 31 Dec 2022 09:02:05 -0300 COMO PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO BÁSICA CONCEBEM A SEQUÊNCIA DIDÁTICA GÊNEROS? http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81623 <p><em>Os dados analisados neste artigo foram gerados por uma sequência virtual de formação docente (SVFD) implementada como parte integrante de uma pesquisa de mestrado e direcionada a professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. O foco da formação foi o ensino do gênero ‘artigo de opinião’ por meio do procedimento ‘sequência didática de gêneros’ (SDG) sistematizado por pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). O objetivo deste trabalho é analisar a concepção dos professores-cursistas em relação à SDG, antes e depois do processo formativo, tomando como ferramenta metodológica dois questionários aplicados durante o curso, um inicial e outro final, com base em uma pergunta específica sobre a SDG. A base teórico-metodológica da pesquisa é o ISD, sobretudo, os estudos voltados à didatização da língua. As análises mostram que a SVFD provocou mudanças na concepção da maioria dos professores, uma vez que passaram a compreender a SDG a partir de suas bases teórico-metodológicas.</em></p> Gabriela Pepis Belinelli, Eliana Merlin Deganutti de Barros, Vera Lúcia Lopes Cristovão Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81623 Sat, 31 Dec 2022 09:19:50 -0300 O TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81638 <p><em>Diversos estudantes ingressam no ensino superior com dificuldades em relação à leitura e produção de textos e essa dificuldade mostra-se patente também nos cursos de Direito, o que pode prejudicar o estudante em sua trajetória, já que ele se deparará com diversos gêneros textuais desta área que, se não forem bem compreendidos, pode levar a um indeferimento do pedido, quando profissional. Pensando nisso, desenvolvemos um modelo didático e, posteriormente, uma sequência didática do gênero petição inicial para o trabalho com o gênero. Neste artigo, temos como objetivo geral compreender as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos estudantes ingressantes do curso de Direito de uma instituição de ensino superior a partir da sequência didática realizada em sala de aula. Pautando-nos, para isso, nas considerações dos didaticistas de Genebra e tomamos como dados de análise a produção inicial e a produção final de um dos participantes da pesquisa. Nossas análises revelam que os alunos desenvolveram as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas na produção de textos desse gênero após o trabalho com os módulos apresentado na sequência didática.</em></p> Milena Moretto, Alessandra Gomes Varisco Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81638 Sat, 31 Dec 2022 09:21:48 -0300 CONTRIBUIÇÕES DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM UM PROGRAMA DE PRODUÇÃO NACIONAL http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81631 <p>ENTREVISTA</p> Eulália Leurquin, Maria Antônia Coutinho, Dora Riestra Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81631 Sat, 31 Dec 2022 09:32:15 -0300 UM PERCURSO NA DIDÁTICA DA ESCRITA http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81655 <p>ENTREVISTA</p> Maria Antônia Coutinho, Eulália Leurquin, Dora Riestra Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81655 Sat, 31 Dec 2022 09:34:57 -0300 O ATELIÊ DE E COM JOAQUIM DOLZ: PERCURSOS, RUMOS E PASSAGENS http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81654 <p>ENTREVISTA</p> Kleber Aparecido da Silva, Paula Cobucci Copyright (c) 2022 Revista de Letras http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81654 Sat, 31 Dec 2022 09:37:05 -0300