CHAMADA REVISTA DE LETRAS 2022.2

2022-08-02

O Interacionismo Socio-discursivo (doravante, ISD) é um quadro teórico apresentado pela escola genebrina que tanto contribui para a análise dos gêneros de textos, quanto com dispositivos didáticos, para o ensino e aprendizagem de línguas. Na visão desse quadro teórico, toda ação humana é situada, histórica e mediada pela linguagem, influenciada socialmente, organizada semioticamente e renovada coletiva e/ou individualmente. É, portanto, a partir da linguagem que regulamos nosso agir e por ela nos tornamos conscientes desse agir (BRONCKART, 1999). Seguindo o pensamento desse autor, os textos são entendidos como produtos da atividade humana e estão ligados às necessidades, aos interesses e às condições de funcionamento das formações sociais nos quais estão inseridos. Nas atividades humanas, a depender dos propósitos comunicativos, das condições de comunicação e da sua circulação e dos envolvidos nela, temos diferentes “modos de fazer” textos, ou seja, diferentes espécies de textos, que, ainda conforme o autor citado, são diferentes gêneros de textos. Nesse quadro teórico, dentro do âmbito das discussões sobre o ensino e aprendizagem de línguas e sobre a formação de professores de línguas, destacamos as contribuições do professor Joaquim Dolz, quanto à didatização e análise dos gêneros de textos. Segundo este estudioso, na sala de aula, o gênero de texto é um megainstrumento que proporciona a comunicação entre os pares e se constitui como um objeto de ensino e aprendizagem, contribuindo para um melhor resultado em sala de aula. Dentro do contexto do desenvolvimento humano e profissional, ressaltamos suas contribuições na engenharia didática. Em particular, enfatizamos os dispositivos sequência didática e itinerários didáticos; objetos ensinados, modelos didáticos de gêneros, gestos didáticos e análise de prática de formação. As pesquisas desenvolvidas pelo professor Dolz estão presentes em ações em salas de aula, traduzidas no Mestrado Profissional em Letras, na Olimpíada de Língua Portuguesa, no Programa Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, por exemplo. No ano de sua aposentadoria, a Revista Letras, da Universidade Federal do Ceará, está organizando uma edição especial em sua homenagem. A edição intitulada Ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas: uma homenagem a Joaquim Dolz é organizada por Eulália Leurquin, Antónia Coutinho e Dora Riestra. Convidamos pesquisadores a contribuir com a discussão sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de língua, a partir de conceitos desenvolvidos pelo autor em questão. Os manuscritos devem ser submetidos até 30 de agosto de 2022, seguindo as instruções disponíveis em http://periodicos.ufc.br/revletras/about/submissions . Em “Comentários para o editor”, deve obrigatoriamente constar “volume 41(2), Dossiê Ensino, aprendizagem e formação de professores de línguas: uma homenagem a Joaquim Dolz.”


Os textos submetidos devem seguir as normas do periódico, disponíveis em
http://www.periodicos.ufc.br/revletras/about/submissions#authorGuidelines
Os textos podem estar escritos em português, galego, inglês, francês, espanhol e
italiano.
A publicação do número 41, vol. 2 está prevista para dezembro de 2022.