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DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i41.2022.81096

Resumen

 As práticas de linguagem contemporâneas estão cada vez mais multissemióticas, e uma verdadeira explosão de (novos) gêneros e textos dominam as práticas multimidiáticas.  À escola, compete “não apenas contemplar de forma crítica essas novas práticas de linguagem e de produções, mas também fomentar o debate e outras demandas sociais que cercam essas práticas e usos” (BNCC, 2018, p.68). Por esta perspectiva, a partir da centralidade do estudo do texto, entendemos que compete aos professores, em especial os de língua portuguesa, orientar seus alunos para o reconhecimento de diferentes discursos, para as variações do jogo interdiscursivo ditadas por diferentes contextos, para o conceito de enunciado e entendimento do significado de práticas discursivas e de formação discursiva.  Com a intenção de atingir nosso objetivo geral de analisar a interdiscursividade em enunciados construídos em memes sobre acontecimentos vividos nos últimos meses pela sociedade brasileira, buscamos responder à seguinte questão: como reconstruir, a partir dos entrecruzamentos dos discursos do cotidiano, o cenário sócio-histórico com o qual interagimos? Promovemos uma investigação qualitativa amparada nos referenciais teóricos de Maingueneau (1997, 2005, 2006, 2012) e chegamos à conclusão de que, sob a função lúdica dos memes, encontra-se um amplo espaço ao entendimento do interdiscurso.

Palavras-chave: Interdiscurso. Meme. Ensino.

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Publicado

2022-07-15