PLANOS DE TEXTO, INTERAÇÃO E SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DIALOGAIS

INTERFACES NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Sueli Cristina MARQUESI

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.41.1.7

Resumo

Este artigo visa apresentar uma reflexão sobre planos de texto de aulas teóricas remotas, com foco na sequência dialogal, cujas perguntas propiciam a tão necessária interação para o aprendizado em meios digitais. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Linguística Textual, em sua abordagem da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011, 2019; MARQUESI, 2013, 2017, 2018, 2019). A análise de duas aulas destinadas, respectivamente, a um curso de Direito e a um curso de Letras, evidencia resultados que confirmam planos de texto conduzidos por sequências textuais dialogais, com perguntas que revelam diferentes funções, como: contextualizar, motivar, tematizar, justificar, inserir com clareza objetivos, definir, conceituar, fundamentar e promover a reflexão. As conclusões apontam para planos de texto em que o autor da aula, o professor, na busca de cumprir sua intenção comunicativa, faz combinações de perguntas que lhe permitam expandir o conteúdo da aula, trazendo vozes de outros autores, conduzidas por sua voz. Essas conclusões corroboram interfaces possíveis com as metodologias ativas (BACICH, MORAN, 2017; MARQUESI, AGUIAR, 2021; MARQUESI, SILVEIRA, 2015), cujos princípios se centram na aprendizagem interativa, autônoma e significativa.

Palavras-chave:  Plano de texto; Sequência textual dialogal; Aulas remotas.

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Publicado

2022-07-15

Como Citar

MARQUESI, Sueli Cristina. PLANOS DE TEXTO, INTERAÇÃO E SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DIALOGAIS: INTERFACES NO ENSINO REMOTO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 41, 2022. DOI: 10.36517/revletras.41.1.7. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81098. Acesso em: 28 mar. 2024.