ANÁFORA A DISTÂNCIA

ASPECTOS MULTIMODAIS, EPISTÊMICOS E NORMATIVOS NA INTERAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/2525-3468.rdl.v1i41.2022.81104

Resumo

Este artigo adota uma abordagem conversacional, interacionista e multimodal para estudar os fenômenos de recuperação anafórica a distância. A investigação aborda uma situação natural que torna particularmente salientes as questões epistêmicas e normativas relacionadas às anáforas, propondo tratá-las como problemas práticos resolvidos in situ pelos participantes no decorrer da sua atividade. A partir da análise em vídeo das interações entre garçons e clientes em um restaurante gastronômico, o artigo mostra, de fato, como as questões memoriais inerentes à recuperação anafórica se tornam visíveis, explícitas pelos próprios participantes e tratadas por eles na formatação multimodal de seus turnos.

Palavras-chave: Interação, multimodalidade, anáfora, dêixis, apontamento.

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Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

TRADUÇÃO