Gestão documental:

Desafios para implementação em uma organização não governamental

Autores

Palavras-chave:

Gestão documental., Organização Não Governamental, Organização de documentos.

Resumo

A gestão documental é um imperativo necessário às organizações, para possibilitar organização e recuperação de documentos, quando requeridos, nesse contexto o estudo objetiva evidenciar alguns percursos relativos à Gestão Documental no âmbito de uma Organização Não Governamental (ONG). Metodologicamente se configura como uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa a partir dos métodos da pesquisa-ação, na medida em que os profissionais envolvidos se inserem no âmbito organizacional e implementam etapas e processos que oportunizem uma efetiva gestão documental. Como principais resultados destacam-se a existência de desafios para garantir a gestão documental, como por exemplo a falta de um local adequado para salvaguarda dos documentos, a inexistência de materiais como guias ou manuais que auxiliem na elaboração padrão de documentos, além da falta de critérios básicos que oportunizem a organização da massa documental. Um outro desafio é a falta de tempo dos membros da organização no que diz respeito ao auxílio na elaboração de políticas e instrumentos para oportunizar a gestão documental. Conclui-se que, embora a gestão documental seja um ponto necessário para organização e recuperação de documentos necessária à rotina administrativa, ainda não destinou-se tempo para reflexão e elaboração de planos e produtos de informação que tragam eficiência à gestão documental.

Biografia do Autor

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE/UFC). 

Juliana de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará

Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE/UFC).

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 11 - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, MUSEOLOGIA