Biblioterapia, leitura e bem-estar na Biblioteca Aderbal Nunes Freire

Autores

Palavras-chave:

Biblioterapia, Mediação da leitura, Bem-estar

Resumo

O avanço tecnológico é um imperativo presente na atual sociedade, além disso, o uso e acesso às tecnologias de informação e comunicação foram potencializados no contexto da pandemia de Covid-19. Houveram mudanças significativas nos ambientes informacionais após esse período, considerando isso, objetiva-se trazer reflexões acerca da biblioterapia e da mediação da leitura enquanto uma ferramenta capaz de aproximar os sujeitos, gerar empatia e ressignificar vivências de naturezas diversas, trazendo bem-estar por meio da mediação da leitura e das trocas dialógicas. Metodologicamente caracteriza-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa por meio das atividades desenvolvidas pelo projeto Odisseias Literárias na Biblioteca Aderbal Nunes Freire. Como resultado evidencia as potencialidades do projeto nos encontros de mediação, onde foram percebidas no âmbito do acolhimento e da escuta cuidadosa dos sujeitos envolvidos, nas falas sobre generosidade e empatia e na construção de uma cultura organizacional que favorece o diálogo e à valorização da cultura por meio da leitura. Nesse sentido, conclui que a biblioterapia e a mediação da leitura tem um papel acentuado na integração e no acolhimento dos sujeitos ante os danos psicológicos e de sociabilidades decorridos do isolamento e das demais consequências relacionadas à pandemia de covid-19.

Biografia do Autor

Italo Teixeira Chaves, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do grupo de pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento em Ambientes Educacionais (GICAE/UFC). 

Bruna Rodrigues de Lima Praxedes, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Estagiária do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Ceará (TRT7/CE). 

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 11 - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, MUSEOLOGIA