Entre o mito e o ideológico

a atuação do signo nos discursos político-sociais

Autores

  • Alexandre Robson Martines Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” https://orcid.org/0000-0002-4524-0978
  • Etefania Pavarina Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Palavras-chave:

Semiologia, Formação de mitos, Signo ideológico, Ideologia e mito, Discurso político-social

Resumo

Os debates sociais estão marcados por conceitos políticos, científicos e culturais pouco aprofundados, assim reconhece-se a força da ideologia na construção dos argumentos. O processo linguístico na comunicação ocorre por signos. Aponta-se para semiologia para evidenciar a construção dos discursos e quais signos estão na construção da informação e do conhecimento veiculado. O objetivo desta pesquisa é analisar a configuração dos signos presentes nos debates político-sociais através da semiologia de Barthes e associar ao signo ideológico, proposto por Bakhtin, com o fito de reconhecer marcas ideológicas na formação de mitos e evidenciar estratégias semiológicas para demonstrar o político e o real. Através de metodologia qualitativa, exploratória, em que se analisou os fundamentos teóricos e a aplicabilidade em discursos padronizados pela comoção popular. O mito é decorrente da sobreposição do sentido sobre a forma, na qual se evidencia a significação, assim até mostra o real, porém com inocência. O processo semiológico possui estratégias de desmascarar o mito, contudo é muito demorado. O signo ideológico é capaz de evidenciar o discurso como arena de interesses, que o político se manifesta. É possível alinhar conhecimentos para combater o mito e, através de processos cognitivos propostos pelo signo, reconhecer como objeto manifesta a ideologia.

Biografia do Autor

Alexandre Robson Martines, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI-Unesp/Marília-SP (FFC). Graduado em Letras - Inglês - Faculdades Integradas Regionais de Avaré  e graduado em Pedagogia para Licenciados pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Ciências da Informação pelo programa PPGCI - Unesp - Marília/SP. Professor de Língua Portuguesa, Literatura, Filosofia e Sociologia.

Downloads

Publicado

2023-01-20