Semiótica modal e lógica modal: contrastes e semelhanças

Autores

Palavras-chave:

Semiótica modal, Lógica modal, Semiótica Francesa

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir, dentro da literatura semiótica de linha francesa, a diferença entre a semiótica modal e a lógica modal. Em Sobre o sentido II, o autor aponta para um distanciamento que as diferenciam (GREIMAS, 2014). No entanto, num primeiro momento, uma leitura não tão acurada poderá não compreender o que o lituano pretende dizer com tal distanciamento, tampouco entender qual seria tal “distância”. Verdade é que o autor não aprofunda melhor esse distanciamento, gastando dois parágrafos para tal distinção. Eis uma das justificativas deste trabalho. Ao confrontar os pontos de vista da semiótica modal, dentro da semiótica francesa, enquanto consideramos o ponto de vista da lógica modal, dentro da filosofia, almejamos melhor explicitar essa “distância que (as) separa” (2014, p. 316). Dessa forma, já que toda diferença implica uma identidade e vice-versa, procuraremos evidenciar as semelhanças subjacentes à diferenciação levada a efeito por Greimas”. Seria, portanto, o caso de tratarmos de contrastes e semelhanças?

Biografia do Autor

Rafael Martins Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLIN), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas (2018), pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Integrante do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará (SEMIOCE). Revisor da Revista Vazantes do Programa de Pós-Graduação em Artes (UFC) e diagramador da Revista Estudos Semióticos da Universidade de São Paulo (USP).

Karen Viana, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Linguística, Universidade Federal do Ceará. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6665558168668356, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0676-8438. E-mail: karbviana@alu.ufc.br

Downloads

Publicado

2023-01-20