"De um Brasil que era feliz e sabia"

Análise semiótica de um tweet do perfil @LulaOficial

Autores

  • Beatriz Farias Mendes UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/UFC
  • André Luiz Aguiar de Oliveira
  • Gabriel de Souza Soares
  • Isabella Velasco da Silva
  • Joel Levy da Silva Pereira
  • Társis Lima Gomes da Silva Lima Gomes da Silva

Palavras-chave:

Mídias sociais, Propaganda política, Manipulação

Resumo

Este trabalho visa a analisar um tweet da página @LulaOficial com o objetivo de compreender os processos de produção de sentidos numa peça de mídia social, tendo em vista a crescente digitalização da propaganda política e as especificidades e potencialidades que esse tipo de discurso veicula, considerando suas necessidades de imediatismo e efeito na argumentação. Temos como aporte metodológico a semiótica discursiva, de base greimasiana, em Fiorin (1997), Barros (2005) e Greimas & Courtés (2011), partindo dos primeiros resultados analíticos de diferentes níveis do percurso gerativo do sentido (fundamental, narrativo e discursivo). Identificamos os temas e as figuras do operariado, do messianismo e da felicidade, que se narrativizam e se configuram em Lula como um ator que assume diferentes papéis actanciais em relação ao povo. Além disso, o efeito de sentido de suspensão da diferença actorial, temporal e espacial evidenciam o jogo enunciativo de transmissão de um querer e poder “ser feliz de novo”. Em suma, a construção do enunciado atualiza um sema de identidade do enunciatário com o povo, trazendo à tona um querer-poder renovar o contrato com a liderança de Lula como forma de garantir a felicidade um dia conquistada pelo Brasil.

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Publicado

2023-01-20