Walter Benjamin e a barbárie

A arte no ensino de história

Autores

  • Nicole Trajano Martins UFC
  • Maria Carmélia Coêlho de Sousa Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Fontes. História. Ensino. Arte. Walter Benjamin

Resumo

Nesse estudo nos detemos às problemáticas em torno do uso da arte como fonte para o ensino de história, tendo em vista a sua forte presença no cotidiano atual, principalmente para os jovens. Assim, temos como objetivo agregar as discussões sobre o tema, concedendo aporte para potencializar o alcance do ensino e, destarte, o conhecimento. Utilizou-se a experiência no Museu de Arte da UFC (Mauc), aliada a uma análise do contato com fontes do estudante de história do primeiro semestre da instituição, através de uma abordagem que toca principalmente a obra de Walter Benjamin. Assim, discutiu-se que, em consonância com o pensamento do autor, estando a arte nos museus, no cinema, ou nos jornais, possibilita usos diversos, podendo reiterar a história oficial, ou, como busca tratá-la esse trabalho, questioná-la, difundindo outras narrativas e politizando o seu uso. Por fim, a partir das experiências citadas, concluímos que o uso da arte como fonte é uma aliada para uma prática de ensino mais envolvente e atrativa para os alunos, além de possibilitar uma descolonização do conhecimento.

 

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 5 - A HISTÓRIA NO LABIRINTO DAS FONTES