UMA REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NA GUINÉ-BISSAU: UM OLHAR SOBRE CIDADE E CAMPO

Autores

  • Vladimir Da Costa UNILAB
  • LUIS TOMÁS DOMINGOS

Palavras-chave:

Educação escolar, Cidade, Campo, Guiné-Bissau.

Resumo

A Guiné-Bissau desde a sua formação democrata, o processo educativo centralizou-se mais na zona urbana, uma vez que, o acesso a educação escolar é privilegiado por certos números das pessoas que vivem na cidade, e a maioria não privilegiado são filhos/as camponeses que vivem nos campos. O nosso trabalho justifica-se por interesse de compreender o processo educativo guineense, e a sua evolução na pós-independência. Com isso o objetivo principal do nosso trabalho visa analisar a educação escolar na Guiné-Bissau num olhar sobre cidade e campo, também entender o papel dos governantes guineenses nas políticas educacionais e descentralização do sistema educativo nas cidades. O presente trabalho é do cunho qualitativa, que contém levantamentos e análises bibliográficos dos textos, artigos, dissertações, teses e alguns documentos relacionados com a temática. O nosso resultado parcial, nos mostra que, a educação escolar guineense desde o golpe de 1980, o país entrou na crise educacional segundo Bruno Gomes (2016) disse que, “nesse período os que tomaram o comando do país não colocavam a educação como prioridade do governo, mas essas pessoas se preocupavam mais com as conquistas pessoais de bens materiais. Portanto o sistema educativo guineense pode alcançar o seu objetivo que tinha nos primeiros momentos da independência, se optamos por uma reforma educacional democrático no país, onde as todas esferas socioeconômica, cultural e política vão ser atingidas.

 

Biografia do Autor

LUIS TOMÁS DOMINGOS

Docente na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Humanidades

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Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 4 - ÁFRICA E DIÁSPORA: PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO