ALUNOS OUVINTES APRENDENDO LIBRAS COM PROFESSORES SURDOS: UM ESTUDO SOBRE CRENÇAS

Autores

  • Marina Figueiredo de Sousa; Patrícia Araújo Vieira

Resumo

Este trabalho procurou compreender as crenças, perspectivas e estratégias de alunos ouvintes na aprendizagem de Libras como segunda língua (L2). Para isso, fizemos uma entrevista com 12 alunos ouvintes, de idades entre 19 e 27 anos, aprendizes de Libras e universitários de cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal do Ceará. Esses estudantes responderam a perguntas objetivas e subjetivas que buscavam compreender o processo de aprendizagem de uma língua visual por parte dos ouvintes e a formação de crenças nesse contexto. Para tanto, buscamos os estudos teóricos sobre o Ensino Comunicativo de Línguas (BROWN, 2000; RICHARD; RODGERS, 2003), sobre crenças no Ensino de Línguas (BARCELOS, 2006) e, mais especificamente, sobre o ensino de Libras a ouvintes (GESSER, 2012). Os resultados revelaram que esses aprendizes ainda apresentam dúvidas sobre o fato de Libras realmente ser uma língua com uma estrutura linguística própria. No entanto, eles acreditam que a aprendizagem de Libras pode contribuir positivamente com a formação profissional deles.

Palavras-chave: Aprendizes Ouvintes; Professores Surdos; Crenças.

Referências

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Publicado

2018-08-19