ASPECTOS DA REPRODUÇÃO DE Artemia spp. EM SALINAS DO NORDESTE DO BRASIL

Autores/as

  • Vera Lúcia Mota Klein Professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v31i1-2.31376

Palabras clave:

Artemia, reprodução, salinas.

Resumen

A região Nordeste do Brasil, por suas condições climáticas de baixos índices pluviométricos, altas temperaturas e altos níveis de evaporação, oferece excelentes possibilidades para se instalar salinas e conseqüentemente produzir Artemia. A reprodução é um dos mais importantes aspectos fisiológicos, quando desejamos produzir alguma espécie em larga escala. Embora considerando o potencial produtivo da Artemia no Nordeste brasileiro, poucos estudos foram feitos nesta área.
As artemias estudadas, foram originárias de cinco salinas do estado do Ceará e cinco do Rio Grande do Norte. As observações em laboratório se iniciaram com a contagem do número de ovos por fêmea de Artemia, seguindo-se da determinação do intervalo entre os períodos reprodutivos, número de náuplios nascidos por período reprodutivo, medida dos ovos e isolamento de náuplios para ser observado se havia partenogênese. O número de ovos por fêmea revelou diferenças estatisticamente significantes entre os locais estudados. O intervalo entre os períodos reprodutivos, diâmetro dos ovos e o número de náuplios nascidos no período reprodutivo não apresentaram variações estatisticamente significantes. Todas as populações de Artemia estudadas mostraram ser bissexuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-03-05

Cómo citar

Klein, V. L. M. (2018). ASPECTOS DA REPRODUÇÃO DE Artemia spp. EM SALINAS DO NORDESTE DO BRASIL. Arquivos De Ciências Do Mar, 31(1-2), 73–81. https://doi.org/10.32360/acmar.v31i1-2.31376

Número

Sección

Artigos originais