A filosofia da educação entre a teoria crítica e a filosofia da diferença

Authors

DOI:

https://doi.org/10.30611/2014n5id5137

Abstract

O presente artigo aborda a polêmica entre o Marxismo e a Filosofia da Diferença no âmbito da Filosofia da Educação, área de conhecimento que se modifica conforme mudam as ideias sobre Educação e Filosofia. O item Teoria Crítica e Filosofia da Educação tem o pensamento adorniano como eixo central, bem como o conceito de Formação (Bildung), Semiformação (Halbbildung) na perspectiva da emancipação humana. Já o item Filosofia da Diferença e Filosofia da Educação se baseia no pensamento deleuzeano e desconstrói a ideia de emancipação a partir das mudanças conceituais de Educação e Filosofia, e também apresenta seus substitutos nas noções de criatividade e de universo micro. Outro objetivo do presente texto é explicitar os pontos positivos trazidos pela Filosofia da Educação norteada pela Filosofia da Diferença, encontro nem sempre bem visto por alguns estudiosos da Teoria Crítica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-10-06

How to Cite

MARINHO, Cristiane. A filosofia da educação entre a teoria crítica e a filosofia da diferença. Revista Dialectus - Revista de Filosofia, [S. l.], n. 5, 2016. DOI: 10.30611/2014n5id5137. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/5137. Acesso em: 5 dec. 2025.