O gênero infográfico em livros didáticos de Língua Inglesa para o ensino médio: uma análise multimodal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96048

Palabras clave:

multimodalidade, multiletramentos, infográficos, língua inglesa

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma as coleções de Livros Didáticos de Língua Inglesa (LDLI) para o ensino médio promovem os multiletramentos. Como objetivos específicos, procuramos: i) investigar de que maneira os enunciados indicam a necessidade do letramento visual em questões com infografia; ii) averiguar como é orientada a leitura e a escrita multimodal; iii) apurar se os aspectos multimodais são requeridos como forma de apoio à resolução das atividades. Como aporte teórico principal, destaca-se a Gramática do Design Visual (Kress; Van Leeuwen, 2021). No que concerne ao processo metodológico, partimos da seleção das coleções de LDLI para compor esta pesquisa, sendo elas: a coleção Joy (2020), a coleção English Vibes for Brazilian learners (2020) e a coleção Take action (2020). Posteriormente, coletamos todos os exercícios com infografias dos livros didáticos, totalizando 21. Por fim, seguimos para a análise multimodal dos infográficos. A partir da análise realizada, constatou-se que os infográficos que integram as coleções de LDLI selecionadas para este trabalho promovem amplamente o desenvolvimento de habilidades de multiletramentos. Os multiletramentos são desenvolvidos tanto por meio da riqueza multimodal das infografias quanto pela variedade de assuntos importantes abordados nos textos verbo-visuais.

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Biografía del autor/a

, Universidade Regional do Cariri

Mestranda na Universidade Regional do Cariri

, Universidade Regional do Cariri

Graduada em Letras-Inglês (URCA)

, Universidade Regional do Cariri

Doutora e Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará - PPGLin/UFC. Professora Assistente de Língua Inglesa, na Universidade Regional do Cariri. Atualmente, interessa-se pelos estudos e pesquisas em Multimodalidade, Multiletramentos, Formação de Professores, Ensino de Língua Inglesa e Elaboração de Materiais Didáticos.

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Publicado

2025-08-28

Cómo citar

DAXO, Haylanne Clésia Pereira; ALENCAR, Maria Joyce Gomes; OLIVEIRA, Larisse Carvalho de. O gênero infográfico em livros didáticos de Língua Inglesa para o ensino médio: uma análise multimodal. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96048, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96048. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96048. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos - Vária

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