A função sequencial do marcador pragmático multifuncional de estruturação do discurso "a propósito"

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep15.96365

Resumo

Este artigo analisa o funcionamento do marcador pragmático multifuncional de estruturação do discurso a propósito na língua portuguesa, considerando a interface entre a linguística textual e a linguística funcional. A pesquisa parte da concepção de coesão sequencial (Fávero, 1991; Koch, 2018; Koch e Elias, 2018; Tavares, 2010) e dos postulados sobre marcadores pragmáticos multifuncionais de estruturação do discurso (Traugott, 2022), a fim de descrever a natureza multifuncional dessa expressão linguística. Para tanto, foram coletadas 300 notícias no Corpus do Português, das quais 67 registraram ocorrências de a propósito com função de marcador pragmático multifuncional de estruturação do discurso. A análise, de caráter qualitativo e quantitativo, constatou que esse marcador contribui para a progressão textual ao realizar a sequenciação retroativo-propulsora de informações, articulando declarações sentenciais e guiando a atenção do interlocutor. Os resultados também indicam que o a propósito tem propriedades prototípicas dos marcadores pragmáticos multifuncionais de estruturação do discurso, como dimensões curtas, destaque por pontuação, processamento de pistas semânticas que auxiliam a interpretação, multifuncionalidade, não condicionalidade à verdade, não integração sintática e presença de (inter)subjetividade, confirmando sua relevância como recurso organizador e interacional do discurso. Dessa maneira, esta pesquisa mostra a importância de investigações que articulem diferentes perspectivas teóricas na descrição de elementos pragmáticos ainda pouco explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.

FRASER, B. What are Discourse Markers? Journal of pragmatics, v. 31, n. 7, p. 931-952, 1999.

KOCH, I. G. V. A coesão textual. 18.ed., 5°reimpr.São Paulo: Contexto, 2018.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed., 13° reimpr. São Paulo: Contexto, 2018.

LACERDA, P.F.A.C. O papel do método misto na análise de processos de mudança em uma abordagem construcional: reflexões e propostas. Linguística. volume especial, p.83-101, dez. de 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/5440. Acesso em: 28 ago. 2025.

LANGACKER, R.W. Foundations of cognitive grammar: theoretical prerequisites. Stanford University Press, 1987.

SCHIFFRIN, D. Discourse Markers. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

TAVARES, M. A. Conectores sequenciadores E, AÍ e ENTÃO na fala de Natal/RN: indícios de especialização funcional. Interdisciplinar, v. 12, p. 195-213, jul./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1224/1062. Acesso em 15 ago. 2025.

TRAUGOTT, E. Discourse structuring markers in English: a historical constructionalist perspective on pragmatics. Amsterdam: John Benjamins, 2022.

Publicado

01-12-2025

Como Citar

A função sequencial do marcador pragmático multifuncional de estruturação do discurso "a propósito". Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96365, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96365. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96365. Acesso em: 21 jan. 2026.

Edição

Seção

Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos