Título Padrão

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/ep15.96157

Résumé

O objetivo deste trabalho é investigar o funcionamento da escrita acadêmica, com a finalidade de compreender as estratégias discursivo-textuais acionadas pelo sujeito que escreve, refletindo-se ou ocultando-se nos seus modos de dizer. Tal perspectiva, sob o ponto de vista deste estudo, oferece margem para pensar sobre as formas como o texto de acadêmicos produz e divulga conhecimento na sua área ou, ainda, isenta-se da tarefa de fazê-lo. Para isso, analisa-se um trabalho de conclusão de curso de graduação, cujo texto funda um lugar de fala assegurado pelos dizeres que o compõem. Em outras palavras, trata-se de um pesquisador/estudante em formação que, por vezes, mantém sua escrita condicionada à fortuna crítica que orbita ao redor do seu objeto de investigação. A observação em pauta não negligencia o processo de heterogeneidade discursiva que constitui todo e qualquer texto, mas problematiza seu modo de incursão numa escrita condicionada a consensos acadêmicos. Teoricamente, este trabalho se filia à concepção dialógica de linguagem, tendo em Bakhtin o seu grande expoente, e aos estudos sobre a escrita acadêmica (Fonseca, 2023a, b; Barzotto, 2016; Tutin, 2014; Boch, Grossmann, 2002). Metodologicamente, compromete-se com os procedimentos de análise da dezescrita (Riolfi, Barzotto, 2014). Os resultados apontam que, embora o autor do TCC tente refletir sobre o ensino de literatura e contribuir com recomendações para a prática docente, sua escrita tende à despersonalização, à replicação de vozes teóricas e à ausência de comprovação empírica, especialmente nas seções iniciais. Ainda assim, há registros de tentativas de inserção subjetiva e de reflexão autônoma, sobretudo na conclusão, revelando tensões entre os modos de dizer e a construção do conhecimento no contexto formativo do professor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Janaína Zaidan Bicalho Fonseca, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e mestre em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta nível 3 da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e professora colaboradora no Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe (Angola). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do discurso, leitura e escrita (GEPADLE) da UFTM. 

Références

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Teoria do romance I – A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Seguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015.

BARZOTTO, V. H. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.

BOCH, F.; GROSSMANN, F. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 97-108, 2º sem. 2002.

FAIRCHILD, T. M. Da interpretação à apreciação: a autoria acadêmica no contexto do novo produtivismo. Revista Trama, Cascavel, n (28): 213-239, 2017.

FARACO, C. A. Bakhtin e filosofia. Bakhtiniana, São Paulo, 12 (2): 45-56, Maio/Ago. 2017.

FONSECA, J. Z. B. Produção de conhecimento sobre o ensino de português: o que a escrita dos estagiários pode nos dizer acerca disso? Revista Triângulo. Uberaba, v. 16, p. 80-98, n.1 Jan. / Abr. 2023a.

FONSECA, J. Z. B. Escrita nos estágios supervisionados: produção e circulação de conhecimento na interface ensino superior e escolar. Debates em Educação. Maceió, vol. 15, nº. 37, p. 01-18, 2023b.

FONSECA, J. Z. B. A metodologia de autoconfrontação e suas implicações na aula do professor de língua portuguesa. Revista Momento – diálogos em educação, v. 31, n. 03, p. 108-125, set./dez. 2022.

FONSECA, J. Z. B.; LEITE, M. A. Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino. Soletras, n. 35, p. 220-244, jan./jun. 2018.

RIOLFI, C. R.; BARZOTTO, V. H. (Org.). Dezescrita. São Paulo: Paulistana, 2014.

TUTIN, A. Neste artigo, desejamos mostrar que...léxico verbal e posicionamento do autor nos artigos de ciências humanas. In: RINCK, F.; BOCH, F.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Letramento e formação universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015, p. 129-162.

Téléchargements

Publiée

2025-09-13

Comment citer

FONSECA, Janaína Zaidan Bicalho. Título Padrão. Entrepalavras, [S. l.], v. 15, p. e96157, 2025. DOI: 10.36517/ep15.96157. Disponível em: https://www.periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/96157. Acesso em: 7 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

Artigos - Vária

Catégories