DOCUMENTAÇÃO E RESISTÊNCIA INDÍGENA
Resumo
O projeto "os excluídos da história", apoiado pelo Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), dirigido pelo professor Mário Martins Viana Júnior, tem como finalidade preservar e valorizar a memória e história indigenista no Ceará. Nesse sentido, o projeto atua no restauro de documentos que se encontravam em precária situação de armazenamento, muitos prestes a serem descartados e outros armazenados de modo inadequado. O realocamento dessa documentação, sua higienização e a catalogação compõem as etapas iniciais do resgate dessas fontes de conteúdo rico para historiadores e pesquisadores que busquem ampliar os horizontes históricos e perceber aqueles que, para além de marginalizados, foram totalmente excluídos da circunferência do capital. Assim sendo, uma vez que os documentos resgatados fazem referências a tribos indígenas do Ceará (Tapebas, Genipapo-Kanindé, Pitaguay e Tremenbé) e estão relacionadas à Pastoral Indígena de Fortaleza (Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos - CDPDH), possibilita inúmeras pesquisas referentes à própria população do Estado, de Fortaleza e dos arredores, incluindo Caucaia, Aquiraz entre outros. Além disso, o Projeto estimula o contato de estudantes de história e biblioteconomia com os arquivos e com os documentos, de modo que sua manutenção, tratamento e análise são de fundamental importância para formação desses futuros profissionais através de uma prática interdisciplinar constante.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Silva Pinheiro, F. A., Leandro de Paiva, K., Santos da Justa, C., Costa, L. C. da S., & Viana Junior, M. M. (2017). DOCUMENTAÇÃO E RESISTÊNCIA INDÍGENA. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4231. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29255
Edição
Seção
X Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.