EXPERIÊNCIA NA BOLSA DE INCENTIVO AO DESPORTO: A ÂNSIA POR RESULTADOS IMEDIATOS E O DESEMPENHO PRECOCE COMO PROPULSOR DE LESÕES A ATLETAS INICIANTES.

Autores

  • Francisca Lorena da Silva Sales
  • Kimberly Ferreira Simplicio
  • Lorena Marques de Sousa
  • Nivea Morais Araujo
  • Rayana Sampaio Holanda Lima
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

O esporte é um fenômeno que consegue unir pessoas de culturas diferentes e de classes sociais diferentes. Além disso, por meio do aprendizado do esporte na Educação Física Universitária é possível trabalhar valores como o respeito às diferenças e a cooperação. O handebol, assim como qualquer outra prática esportiva, é importante para o desenvolvimento de atletas, pois permite o desenvolver de suas qualidades físicas, psíquicas, sociais e morais. No entanto, a ânsia por parte de alguns técnicos em obter resultados imediatistas, envolvem os atletas iniciantes em atividades não adequadas para suas condições exigindo um desempenho precoce, expondo-os a uma carga de treinamento geralmente elevada, tornando-os especializados em uma determinada modalidade, sendo superior em relação ao desempenho físico de um atleta em caráter inicial. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência da especialização precoce no handebol sobre o desenvolvimento biopsicossocial das atletas inseridas no treinamento do handebol feminino da universidade federal do Ceará. A quantidade de informação sobre lesões chega ao público em geral em baixa frequência, porém tem-se adotado uma classificação para as lesões subdivididas em quatro categorias gerais: Aguda, Crônica, Exacerbação aguda de lesão crônica e Subclínica. Nesse cenário, observa-se que muita atenção é dada às lesões agudas, porém 50% do total de lesões são crônicas e, ainda, a recuperação destas é em torno de 54% mais lenta do que nas imediatas. De fato, independentemente do tipo, as lesões contribuem de maneira significativa para o afastamento, tanto de iniciantes quanto de ativos regulares, da prática. Como conclusão é de extrema importância que o atleta seja acompanhado de forma adequada por profissionais especializados, desde o início da modalidade e que o mesmo possa receber informações com o intuito de evitar chegar a um quadro de lesão mais agravado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Sales, F. L. da S., Simplicio, K. F., Marques de Sousa, L., Araujo, N. M., Holanda Lima, R. S., & Lins de Souza, W. (2017). EXPERIÊNCIA NA BOLSA DE INCENTIVO AO DESPORTO: A ÂNSIA POR RESULTADOS IMEDIATOS E O DESEMPENHO PRECOCE COMO PROPULSOR DE LESÕES A ATLETAS INICIANTES. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 4243. Recuperado de https://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/29267

Edição

Seção

X Encontro de Experiências Estudantis